

Acontece na noite deste sábado, 03 de maio de 2025, a a partir das 19h, a 18ª edição do Festival de Violeiros de Riachão do Jacuípe, no interior da Bahia.
O Festival tem organização dos violeiros e repentistas, Nadinho de Ponto Novo e Antônio Maracujá, poetas que trazem orgulho ao jacuipense que conhece o potencial de cada um e sabe da representação que levam por onde passam e tocam seus instrumentos.
O evento é fruto dos recursos destinados às manifestações culturais, a Política Nacional Audir Blanc, PNAB. Instituída em 2021 de forma emergencial para auxiliar os trabalhadores da cultura completamente afetados pelo colapso da Covid-19, fora reformulada e transformada em forma de política permanente. Os recursos são enviados pelo Ministério da Cultura para estados e municípios.
O 18º Festival de violeiros foi um dos projetos contemplados pelos editais PNAB, executados pela Secretária de Educação, Esporte, Cultura e Turismo, em Riachão do Jacuípe.
Além dos recursos advindos do Ministério da Cultura, os organizadores contam com apoio da Prefeitura Municipal, amigos e comerciantes da cidade.
O Evento está marcado para iniciar às 19 horas, e acontecerá na Sede do Clube Lira 8 de setembro, localizado à rua Aurélio Mascarenhas, 193 – Centro.
O 18º Festival de Violeiros de Riachão do Jacuípe contará com a apresentação de seis duplas de violeiros e repentistas, iniciando com uma maravilha de abertura sob o comando de Antônio Maracujá, Miudinho e Gildemário.
Concorrendo o Festival contará com s seguintes duplas:
- Lineu do Açude & Som da Viola
- Nadinho do Ponto Novo & Leandro Tranquilino
- Gilberto Alves & Galego da Viola
- Odilon & Zé Catino
- Paraíba da Viola & Van de Tanquinho
- Davi Ferreira & Delvani Ferreira
Nesta edição do Festival, o público contará com a lembrança saudosa de duas grandes figuras da cultura popular, o Violeiro Antônio Queiroz e Zé Cândido.
