
Na manhã de segunda-feira (19), a Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial de Jaborandi, deflagrou uma operação para cumprir sete mandados judiciais relacionados à investigação dos crimes de tentativa de homicídio, associação criminosa, dano, furto, esbulho possessório e porte ilegal de arma de fogo. Os delitos ocorreram na zona rural dos municípios de Jaborandi e Correntina. A ação teve como alvos sete imóveis localizados na Fazenda Brejo Verdes, na zona rural de Correntina, onde foram cumpridos mandados de busca e apreensão expedidos pelo Juízo da Vara Plena de Coribe.
Na última sexta-feira, 16 de maio, dois investigados foram presos pela Polícia Federal no Rio de Janeiro ao tentarem embarcar em um voo comercial. Na mesma data, foi cumprido um mandado de busca e apreensão na residência de outro suspeito, em Correntina, com o objetivo de localizar uma espingarda calibre 12, registrada em nome da vítima de um dos crimes. No entanto, tanto a arma quanto o suspeito não foram localizados.
Entenda o caso:
Os crimes investigados remontam ao dia 5 de março, quando uma família foi surpreendida por cerca de 40 pessoas armadas ao chegar à Fazenda Vira Saia, na zona rural de Jaborandi. O grupo invadiu a propriedade, danificou veículos, agrediu fisicamente as vítimas e incendiou uma motocicleta. Também foi registrada a subtração de uma espingarda calibre 12. Parte dos autores foi identificada como integrante de uma associação local.
O inquérito encontra-se em fase de conclusão, e diligências continuam sendo realizadas para garantir a responsabilização de todos os envolvidos. A operação contou com a participação da Coordenação de Apoio Técnico e Tático à Investigação (CATTI/Cerrado), de equipes da 26ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Santa Maria da Vitória), e da Polícia Militar, por meio da 30ª CIPM, Rondesp e Peto.
Fonte: Ascom-PCBA