
Após receber a bandeirada em 8º, na Áustria, e em 9º, na Bélgica, Gabriel Bortoleto chegou na 6ª posição no GP da Hungria, neste domingo, no circuito de Hungaroring, nas cercanias de Budapeste, e teve seu melhor desempenho após 14 provas na principal categoria do automobilismo – foi a segunda etapa seguida em que ele alcançou a zona de pontuação.
Com o resultado, o piloto da Sauber somou mais 8 pontos no Mundial e chegou a 14, superando Yuki Tsunoda e Oliver Bearman na tabela. De quebra, foi eleito o melhor piloto da corrida.
O pole position Charles Leclerc bem que tentou atrapalhar a festa da McLaren, mas Oscar Piastri e Lando Norris mais uma vez chegaram às voltas finais duelando pelo primeiro lugar. O britânico conseguiu segurar o líder do Mundial e alcançou sua nona vitória na Fórmula 1. Norris também reduziu para nove pontos a vantagem do companheiro no Mundial de Pilotos (284 a 275).
Em uma pista estreita, que possibilita raras ultrapassagens, a largada foi emocionante. Pole position, Charles Leclerc estava atento e se manteve à frente das McLarens, que têm se mostrado mais rápidas na temporada. Piastri se segurou no segundo posto, mas Lando Norris perdeu posições para George Russell e Fernando Alonso – conseguiu recuperar um posto ao superar o espanhol no quarto giro.
Após largar em sétimo lugar, seu melhor grid nesta temporada de estreia na Fórmula 1, Gabriel Bortoleto ganhou a posição de Lance Stroll e pulou para sexto. O tetracampeão Max Verstappen, oitavo no grid, perdeu um posto no início, mas ultrapassou Lawson e Stroll e passou a pressionar o brasileiro pelo sexto posto. No fundo do grid, Lewis Hamilton perdeu duas posições e caiu para 14º.
Confira o resultado do GP da Hungria de Fórmula 1:
- Lando Norris (ING/McLaren), em 1h35min21s231
- Oscar Piastri (AUS/McLaren), a 0s698
- George Russell (ING/Mercedes), a 21s916
- Charles Leclerc (MON/Ferrari), a 42s560
- Fernando Alonso (ESP/Aston Martin), a 59s040
- Gabriel Bortoleto (BRA/Sauber), a 1min06s169
- Lance Stroll (CAN/Aston Martin), a 1min08s174
- Liam Lawson (NZL/RB), a 1min09s451
- Max Verstappen (HOL/Red Bull), a 1min12s645
- Kimi Antonelli (ITA/Mercedes), a 1 volta
- Isack Hadjar (FRA/RB), a 1 volta
- Lewis Hamilton (ING/Ferrari), a 1 volta
- Nico Hülkenberg (ALE/Sauber), a 1 volta
- Carlos Sainz Jr. (ESP/Williams), a 1 volta
- Alexander Albon (TAI/Williams), a 1 volta
- Esteban Ocon (FRA/Haas), a 1 volta
- Yuki Tsunoda (JAP/Red Bull), a 1 volta
- Franco Colapinto (ARG/Alpine), a 1 volta
- Pierre Gasly (FRA/Alpine), a 1 volta
Por Estadão Conteúdo