

No final da manhã desta quinta-feira, 04 de setembro de 2025, foi encontrado um Gato-do-Mato Vermelho, o animal também é conhecido como Gato-Mourisco e Jaguarundi. O animal foi encontrado por um morador e leitor do nosso site. Felipe Estrela, o rapaz que fotografou o animal, relatou que o mesmo foi atropelado e morto na BA-120, trecho que liga os municípios de Riachão do Jacuípe e Conceição do Coité, nas proximidades da entrada que dá acesso à Comunidade de Mocó.
O Jaguarundi ou Gato-mourisco é um mamífero carnívoro da família dos felídeos, de porte médio e esguio. Sua coloração é uniforme com duas formas de cores, cinza e vermelho. Apresenta corpo alongado, com pernas relativamente curtas, cabeça pequena e estreita, orelhas pequenas e redondas, focinho curto e cauda longa. Ele é cerca de duas vezes maior que um gato doméstico.
Reservado e alerta, é tipicamente solitário ou forma pares na natureza, embora os indivíduos em cativeiro sejam mais gregários. Ao contrário de outros felinos simpáticos como a jaguatirica, é mais ativo durante o dia e caça principalmente durante o dia e início da noite.
O jaguarundi habita uma ampla variedade de habitats fechados e abertos, desde florestas tropicais e decíduas até desertos e arbustos espinhosos. É bastante comum no Brasil, mas está sofrendo declínio devido à perda de habitat. Outras ameaças incluem riscos de fragmentação de habitat e perseguição por matar aves.
Foto enviada à nossa redação pelo leitor Felipe Estrela, morador do Distrito de Chapada