
Ex-prefeitos dominam a lista dos pretensos candidatos vistos como os mais competitivos às 63 cadeiras da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) em 2026.
A pré-candidatura deles tende a redesenhar o mapa eleitoral do estado porque em 2022, com a caneta da gestão na mão, ajudaram a eleger deputados que, quatro anos depois, serão seus concorrentes diretos.
Um dos que já se destaca pela intensidade das atividades e articulação de apoios é o ex-prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo (União Brasil), que tem o aval direto do vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto. Na Região Metropolitana, o ex-prefeito de Candeias, Pitágoras Ibiapina (PP), também se movimenta para chegar à AL-BA.
De Euclides da Cunha, o ex-prefeito Luciano Pinheiro pavimenta sua ascensão ao legislativo agindo, inclusive, como um dos articuladores para o regresso do PDT à base do governo estadual, assim como Silva Neto, ex-prefeito de Araci, que fez coro para a legenda apoiar a reeleição do governador Jerônimo Rodrigues (PT).
No Sudoeste, o ex-prefeito de Belo Campo, Quinho (PSD), é visto como uma das maiores apostas e pode usar a AL-BA como trampolim para disputar a Prefeitura de Vitória da Conquista em 2028. (Elinaldo, ao lado/ Foto: Tiago Pacheco).
No Recôncavo, o ex-prefeito de Castro Alves, Araújo (PSD), depois de emplacar o sucessor, Jadson Soares (PSD), tenta furar a bolha e chegar a cidades do entorno. Já no Norte, nomes como os ex-gestores Thiago Gileno (Ponto Novo), Carlinhos Sobral (Coronel João Sá) e Juvenilson Passos (Santo Sé) articulam suas bases para entrar na disputa, enquanto no Baixo Sul, Léo de Neco (Gandu) deve tentar o primeiro mandato pelo Avante.
A esse pelotão juntam-se cônjuges de gestores que estão na ativa, como é o caso de Andréa Castro, esposa do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), e Wagner Alves, primeiro-damo em Vitória da Conquista – cujo anúncio de pré-candidatura criou desconforto com o deputado estadual Tiago Correia (PSDB), que tinha expectativa de ampliar a votação na cidade. (Luciano Pinheiro, ex-prefeito de Euclides da Cunha, foto acima).
A lista inclui ainda o empresário Ditinho Lemos, de Santo Antônio de Jesus, conta com o apoio expresso do prefeito Genival Deolino (PSDB) e do deputado estadual e pré-candidato a federal Alan Sanches (União Brasil), com quem fará dobradinha. Também surgiu mais recentemente os rumores da pré-candidatura de Diogo Medrado, filho do prefeito de Valença, Marcos Medrado, e ex-diretor da Superintendência de Fomento ao Turismo da Bahia (Sufotur).
Fonte: Politica Livre / Foto da Assembleia: Divulgação