
Estão abertas as inscrições para o Seminário Belo Monte/Canudos: Perspectivas, Imagens e Narrativas, realizado pela Academia de Letras da Bahia (ALB). Será no dia 7 de outubro (terça-feira), das 14h às 19h, em sua sede, na Avenida Joana Angélica, 198, Nazaré, Salvador.
Gratuito e aberto ao público, o evento lembra os 128 anos do fim da chamada Guerra de Canudos, que ficou marcada pelo assassinato de cerca de 25 mil sertanejos (entre homens, mulheres, crianças e idosos), liderados por Antônio Conselheiro, por parte do exército brasileiro.
O seminário reunirá estudiosos do tema, como Aleilton Fonseca (ALB), Nelson Cerqueira (ALB), Décio Torres Cruz (ALB), Luiz Paulo Neiva (UNEB), Manoel Neto (UNEB), Lícia Soares (UNEB), Ignacio Azpeitia (UNEB), Adeítalo Pinho (UEFS), Marcos José (CETI), Antonio Olavo (Portfolium), Lula Oliveira (DocDoma) e Pola Ribeiro (MAB). Haverá debate, exibição de filmes e lançamentos de livros.
As inscrições (gratuitas) podem ser realizadas pelo Sympla, no link www.sympla.com.br/academiadeletrasdabahia ou e-mail bmc@academiadeletrasdabahia.org.br.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
SEMINÁRIO BELO MONTE/ CANUDOS: PERSPECTIVAS, IMAGENS E NARRATIVAS
Data: 7 de outubro, terça-feira
Horário: 14h às 19h
Local: Academia de Letras da Bahia – Avenida Joana Angélica, 198, Nazaré, Salvador-BA
Coordenação: Aleilton Fonseca (Presidente da Academia de Letras da Bahia (ALB), ocupa a Cadeira n°20 da instituição; escritor, ensaísta, professor aposentado da UEFS e UESB, doutor em Literatura Brasileira (USP), autor de livros de poesia, contos, romances e ensaios, entre eles, ‘O pêndulo de Euclides – Romance da Guerra de Canudos).
14h: ABERTURA
Leitura: O HOMEM DO FIM DO MUNDO – APOLOGIA AO HERÓI SERTANEJO Nelson Cerqueira (ALB)
ARQUIVOS DA MEMÓRIA DE CANUDOS: Luiz Paulo Neiva (Professor da UNEB, doutor em Educação e Contemporaneidade, diretor do Campus Avançado de Canudos, curador da Feira Literária Internacional de Canudos (FLICAN), autor de ‘Canudos, uma nova batalha’).
14h15: BELO MONTE/CANUDOS NA PINTURA DE SILVIO JESSÉ – UMA VISÃO DE DENTRO DO SERTÃO
Aleilton Fonseca (UEFS/ALB)
14h30 às 16h: Mesa 1
– BELO MONTE/ CANUDOS: TEMAS E NARRATIVAS NA PERSPECTIVA CONTEMPORÂNEA
– Manoel Neto (UNEB) – Historiador, pesquisador, escritor, poeta, documentarista, coordenador do Centro de Estudos Euclydes da Cunha (CEEC/UNEB), membro do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), membro da Academia Brasileira de Letras e Artes do Cangaço (Ablac).
– Lícia Soares (UNEB)
– Ignacio Azpeitia (UNEB)
– Mediação: Adeítalo Pinho (UEFS) – Professor titular de Literatura Brasileira da UEFS, doutor em Letras (PUC/RS), coordenador do Centro de Pesquisas em Diversidade Cultural e coordenador do Grupo de Estudos em Literatura Contemporânea (GELC), escritor.
16h15 às 17h45: Mesa 2
– IMAGENS E VIVÊNCIAS DE BELO MONTE/CANUDOS EM ROTEIROS, FILMES, DOCUMENTÁRIOS
Exibição de curtas
NA TERRA DO SOL Ficção, 12 min., 2005
– Direção: Lula Oliveira
– Sinopse: Inspirado em ‘Os Sertões’, de Euclides da Cunha, o filme conta a saga dos últimos sobreviventes da guerra de Canudos.
UTOPIA Documentário, 30 min., 1992
– Direção: Pola Ribeiro
– Sinopse: Registro da Semana Cultural de Canudos, promovida pela UNEB e pela Prefeitura Municipal de Canudos, no ano da comemoração do Centenário da chegada de Antônio Conselheiro a Belo Monte.
– Roda de conversa com os cineastas Antonio Olavo (Portfolium) ele é cineasta e pesquisador, gestor da produtora Portfolium Laboratório de Imagens; dirigiu os filmes ‘1798 Revolta dos Búzios’ e ‘A Protetora – Memória Negra da Bahia’ (em finalização) e a série para TV ‘Travessias Negras; Lula Oliveira (DocDoma) e Pola Ribeiro (MAB).
– Mediação: Décio Torres Cruz (ALB)
18h – Lançamento de livros
– Na Terra do Sol – Um canto agônico no cinema baiano, de Marcos José (CETI Prof. Ana Mirena da Silva – Fátima/BA)
– Como se faz um deserto – Semiosferas do bioma caatinga, de Lícia Soares de Souza (UNEB)
– Canudos – Tomochic relatos de resistência e sublevação, de Ignazio Azpeitia (UNEB)
19h – Encerramento