DestaqueHistóriaRiachão & Região

Pé de Serra: Feira de Saúde movimentou população do município

Centenas de pessoas buscaram atendimento entre os diversos serviços oferecidos.

Foto com Link

Foto com Link de Direcionamento

Descrição da imagem

Clique na imagem para ser redirecionado para o site.

Ocorreu entre os dias 31 de outubro e 01 de novembro a “Feira de Saúde de Pé de Serra”. Promovida através de uma parceria entre a Fundação José Silveira, do deputado Antônio Brito, doutor Thiago Rios e os vereadores Joelson de Agapito e Toco da Ciência, lideranças políticas do município, a feira contou com a participação de centenas de moradores, que foram atendidos entre os mais diversos serviços oferecidos.

Os serviços variaram desde atendimento clínico, atendimentos especializados (como urologia, ginecologia, pediatria etc.) à exames complementares entre os quais raio-X, preventivo, ultrassonografias e mamografia, os mais procurados pela população. A ação celebrou também a campanha do Outubro Rosa e do Novembro Azul, que conscientizam e alertam a população sobre o câncer de mama e o câncer de próstata respectivamente.

Em entrevista, o vereador Joelson de Agapito, um dos organizadores do evento, falou sobre a iniciativa:

“A Fundação José Silveira é muito importante, essa feira se deu com a parceria entre o deputado Antônio Brito, juntamente com nosso amigo Doutor Thiago (Thiago Rios), eu, Joelson, o vereador Toco da Ciência e demais lideranças da oposição”.

Além disso, ele pontuou a importância de deixar de lado desavenças e oposições políticas em prol de um bem maior, o povo:

“É muito importante, pois uma feira dessas aqui atende muita gente que estava na fila de espera e assim diminuindo o fluxo na central de marcação, ajudando muita gente, já que atendeu muitas especialidades […]. A saúde é sempre prioridade e a gente tem que atender aos interesses de todos.”.

Segundo Joelson, apenas na sexta-feira, dia 31 de outubro, mais de 200 pessoas fizeram ultrassonografias:

“[…] Por enquanto não temos uma estimativa de quantas pessoas foram atendidas no total, sei bem de ontem (dia 31 de outubro) que só ultrassom fizeram mais de 200, mas cada atendimento já atendeu mais ou menos 100 pessoas”.

Para a lavradora Evanir, que ficou sabendo do evento através da Rádio Jacuípe FM, a feira foi a oportunidade de buscar o serviço de mamografia. Ela considerou muito interessante a iniciativa.

A secretária Leidiane Sacramento, também não ficou de fora e aproveitou para buscar um dos serviços ofertados:

“Eu fiquei sabendo da feira através dos status que algumas pessoas postaram nas redes sociais, e vim buscar o serviço de ultrassom mamária. A feira é fundamental, é de suma importância para a população, porque é necessário esse autocuidado e muitas vezes as oportunidades ofertadas são poucas e muitas vezes as pessoas acabam deixando de se cuidar por falta de oportunidade mesmo.”.

Uma das colaboradoras da Feira de Saúde, a professora Valmirete Rios, afirmou o seguinte:

“É de suma importância, uma vez que a gente conhece a dificuldade de conseguir os procedimentos fora daqui (do município), a oferta é bem menor que as demandas, então quando acontece um mutirão dessa natureza se aproxima da comunidade, facilita para a comunidade estar buscando, então assim, na minha concepção é de
extrema necessidade que aconteça outras vezes, que aconteça com mais frequência, que por mais vezes esses mutirões, eles venham acontecer na região e principalmente na nossa cidade”.

Vale lembrar que na semana anterior o município também recebeu a visita da “Carreta+Visão” que ofertou serviços oftalmológicos para mais de 400 pessoas. Provando que quando se trata de saúde pública, a união faz a força.

Por Marina Lima

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo