DestaquePolítica & Economia

Mais de 20 ‘novos’ radares de velocidade serão instalados na BR-324 até janeiro 2026

Informação foi confirmada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit)

Foto com Link

Foto com Link de Direcionamento

Descrição da imagem

Clique na imagem para ser redirecionado para o site.

Até janeiro do ano que vem, 21 radares de velocidade serão substituídos na BR-324 entre Salvador e Feira de Santana. O trabalho é realizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que assumiu a administração da rodovia federal após o fim do contrato com a ViaBahia, em maio deste ano. Três novos equipamentos já estão em instalação e os outros serão trocados até o ano que vem.

O superintendente do Dnit na Bahia, Roberto Alcântara, explica que a troca dos equipamentos é uma medida necessária após o fim da concessão. Antes, os radares de velocidade eram controlados por uma empresa terceirizada e não pela administração federal. “Quando o contrato com a ViaBahia foi finalizado, o Dnit passou a ser responsável por toda a administração da rodovia, inclusive os radares. Não se trata da instalação de mais radares, estamos fazendo a substituição dos que já existem”, detalha.

Também serão trocados cerca de 50 outros equipamentos na BR-116. “As substituições são feitas gradativamente. Até janeiro, serão 21 só na BR-324, mas as trocas serão feitas ao longo dos meses de novembro e dezembro”, explica Roberto Alcântara. O Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, reassumiu a gestão da BR-324 (de Salvador a Feira de Santana) e da BR-116 (de Feira de Santana até a divisa com Minas Gerais) em maio deste ano, após o fim da concessão da ViaBahia.

O Dnit também é responsável por ações emergenciais de manutenção e planejamento das intervenções estruturantes. Segundo o superintendente, cerca de dez equipes foram acionadas nos últimos 30 dias para corrigir danos e tapar buracos na BR-324, após as fortes chuvas que atingiram a capital e a Região Metropolitana de Salvador.

Nova concessão

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) disse, em entrevista nesta segunda-feira (17), que o edital de leilão para as novas concessões das BRs 324 e 116 devem ser lançados entre dezembro deste ano e janeiro de 2026. “A previsão é que entre dezembro e janeiro, vá à Bolsa de Valores para fazer uma nova seleção. Ali [BR-324] é a pista mais importante da Bahia e uma das mais importantes do Brasil, pelo volume de carros e cargas”, falou à rádio Itapoan FM. Jerônimo Rodrigues também disse que até o dia 21 deste mês serão liberados recursos para obras de recuperação emergencial da BR-324.

Por Correio

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo