
O Bahia carimbou sua vaga na Libertadores de 2026 nesta quinta-feira (27), mesmo sem ainda ter entrado em campo pela 36ª rodada do Brasileirão. Isto porque o Fluminense venceu o São Paulo por 4×0 no Maracanã, e o clube paulista não pode mais ultrapassar o Esquadrão de Aço na tabela do campeonato.
Agora, o Bahia ocupa a 7ª colocação na tabela de classificação, com 56 pontos ganhos. Com o G-7 aberto por causa da final brasileira na Libertadores, o Esquadrão de Aço já tem, pelo menos, sua vaga garantida na 7ª posição do Brasileirão. O clube baiano entra em campo nesta sexta (28), contra o Juventude no Alfredo Jaconi e pode assumir a 5ª colocação nesta rodada.
Ou seja, devido ao resultado, ao menos na fase preliminar o Bahia já estará. Mas ainda há boas chances do Tricolor de Aço conseguir uma vaga direta na fase de grupos da maior competição do continente do próximo ano. Para isso, existem cenários diferentes:
Terminar em 5º no campeonato e não depender de ninguém;
Terminar em 6º e torcer para que o Cruzeiro vença a Copa do Brasil;
Terminar em 6º, torcer para que o Fluminense termine em 5º e conquiste a Copa do Brasil.
Com a vaga garantida em 2026, esta será a primeira vez na história que o Bahia disputará a Libertadores por dois anos seguidos. Em 2025, o voltou à competição após mais de 30 anos, mas ficou apenas na fase de grupos. Além deste ano, o Esquadrão disputou o torneio em 1960, 1964 e 1989.
Fonte: Toda Bahia



