DestaqueSaúde

Laudo confirma intoxicação por metanol em sete pessoas residentes em Ribeira do Pombal

Foto com Link

Foto com Link de Direcionamento

Descrição da imagem

Clique na imagem para ser redirecionado para o site.

Desde o último domingo, 28, começaram a circular notícias que sete deram entrada no Hospital Geral Santa Tereza, em Ribeira do Pombal. Após o tumulto em grupos e redes sociais, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou na segunda-feira, (29), que os pacientes estavam sob suspeita de intoxicação por metal, mas que os protocolos de segurança foram acionados, assim como as medidas de investigação.

Na tarde desta quarta-feira, 31, foi confirmada a contaminação por metanol. Confira a nota da SESAB abaixo:

A perícia técnica realizada pelo DPT-BA constatou a presença da substância metanol em bebidas destiladas consumidas por sete pessoas na cidade de Ribeira do Pombal e análise laboratorial confirmou a presença de metanol nas amostras de sangue das vítimas.

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Ribeira do Pombal, adotou imediatamente o protocolo orientado pelo Ministério da Saúde nestas circunstâncias.

As sete pessoas receberam todo o tratamento e atenção no Hospital Geral Santa Tereza, em Ribeira do Pombal, além do antídoto, nos casos em que havia indicação.

Simultaneamente, a Vigilância Sanitária Municipal, juntamente com a Polícia Civil procedeu à localização e interdição do estabelecimento que comercializou a bebida.

Face ao ocorrido, a Sesab orienta que toda a população baiana reforce, especialmente neste período de festividades, as medidas recomendadas quando da compra e consumo de bebidas destiladas, certificando-se da procedência, da não violação das embalagens e selos de segurança e da idoneidade dos estabelecimentos comercializadores destas bebidas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo