
Uma grande ação integrada entre a Polícia Militar da Bahia e a Polícia Civil foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (15), no município de Santaluz, como parte da Operação Legado, voltada ao enfrentamento da criminalidade e à restauração da ordem pública na região sisaleira.
A operação contou com a atuação do 16º Batalhão da Polícia Militar, da RONDESP Nordeste e da Polícia Civil, por meio da Delegacia Territorial de Santaluz e da 15ª Coorpin, sediada em Serrinha. A mobilização ocorreu em resposta direta aos dois homicídios registrados no último fim de semana no município, sendo uma das vítimas um policial militar morto em serviço.
Durante a ação, as forças de segurança cumpriram seis mandados de prisão e sete mandados de busca domiciliar. Como resultado, quatro armas de fogo foram apreendidas, entre elas um revólver calibre .38 com 39 munições intactas, uma pistola Beretta calibre .635 com carregador e munições, além de duas espingardas de fabricação artesanal. Também foram recolhidos uma espingarda de pressão, drogas, dinheiro em espécie, balanças de precisão, uma máquina de cartão, celulares e outros materiais utilizados na prática criminosa.
Dos mandados de prisão cumpridos, dois foram por tentativa de homicídio qualificado, dois relacionados a crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher e dois de natureza cível. No cumprimento dos mandados de busca, um dos alvos foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito e tráfico de drogas. Outro indivíduo foi conduzido à delegacia, onde foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência por posse de droga para consumo pessoal. Ao todo, oito pessoas foram detidas durante a operação.
O nome Operação Legado faz referência e homenagem ao soldado PM Nascimento, que perdeu a vida no último fim de semana durante uma ocorrência policial em Santaluz, deixando um marco de compromisso e dedicação à segurança pública.
A ação mobilizou 31 policiais e envolveu equipes da 5ª Companhia do 16º BPM (Santaluz e Valente), SOINT do 16º BPM, Delegacias Territoriais de Santaluz e Serrinha, 15ª Coorpin, GATTI/Sisal, RONDESP Nordeste e SOINT da RONDESP/CPR-NE.
Segundo as forças de segurança, a integração entre as instituições tem se fortalecido de forma significativa, refletindo de maneira positiva nos indicadores de segurança pública em toda a região sisaleira. (Fonte: Portal Massapê).



