DestaquePolítica & Economia

Ratinho Jr. diz que aceitará candidatura ao Planalto se for escolhido pelo PSD em 2026

Foto com Link

Foto com Link de Direcionamento

Descrição da imagem

Clique na imagem para ser redirecionado para o site.

O governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), afirmou que está disposto a disputar a Presidência da República caso seja o nome indicado pelo partido para a eleição de 2026. Segundo ele, a decisão passa menos por nomes e mais pela construção de um projeto político nacional. (Foto: Arquivo / Gazeta do Povo).

“Eu penso que mais do que nomes, é projeto. Quem vai ter a capacidade de liderar um novo projeto para o Brasil. Se o meu nome for escolhido internamente, eu fico muito honrado e obviamente vou aceitar o desafio”, declarou o governador durante agenda oficial no Palácio Iguaçu, ao lado do prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD).

O Partido Social Democrático ainda não definiu sua estratégia para a sucessão presidencial. Além de Ratinho Jr., o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, também já sinalizou interesse em concorrer ao Palácio do Planalto.

O presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab, chegou a defender publicamente o nome do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como alternativa da direita. Tarcísio, no entanto, tem reiterado que pretende buscar a reeleição em São Paulo, embora, nos bastidores, lideranças do Centrão e interlocutores do mercado financeiro ainda apostem em uma eventual candidatura presidencial para barrar um novo mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Ex-ministro do governo Jair Bolsonaro (PL), Tarcísio perdeu espaço nas articulações depois que Bolsonaro passou a estimular a candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à Presidência.

Sem citar diretamente adversários, Ratinho Jr. avaliou que o país dá sinais de desgaste com a polarização política. Para ele, o embate constante entre Lula e Bolsonaro não tem produzido avanços concretos para a população. “As pessoas não estão mais aguentando esse ambiente de briga política, que não está trazendo resultado nenhum para a dona Maria. A dona Maria não está conseguindo melhorar sua vida”, afirmou.

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira aponta Ratinho Jr. entre os nomes mais competitivos para enfrentar Lula em um eventual segundo turno, ao lado de Tarcísio e Flávio Bolsonaro. No cenário entre o governador paranaense e o atual presidente, Lula aparece com 43% das intenções de voto, contra 36% de Ratinho Jr.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo