
O governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), afirmou que está disposto a disputar a Presidência da República caso seja o nome indicado pelo partido para a eleição de 2026. Segundo ele, a decisão passa menos por nomes e mais pela construção de um projeto político nacional. (Foto: Arquivo / Gazeta do Povo).
“Eu penso que mais do que nomes, é projeto. Quem vai ter a capacidade de liderar um novo projeto para o Brasil. Se o meu nome for escolhido internamente, eu fico muito honrado e obviamente vou aceitar o desafio”, declarou o governador durante agenda oficial no Palácio Iguaçu, ao lado do prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD).
O Partido Social Democrático ainda não definiu sua estratégia para a sucessão presidencial. Além de Ratinho Jr., o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, também já sinalizou interesse em concorrer ao Palácio do Planalto.
O presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab, chegou a defender publicamente o nome do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como alternativa da direita. Tarcísio, no entanto, tem reiterado que pretende buscar a reeleição em São Paulo, embora, nos bastidores, lideranças do Centrão e interlocutores do mercado financeiro ainda apostem em uma eventual candidatura presidencial para barrar um novo mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Ex-ministro do governo Jair Bolsonaro (PL), Tarcísio perdeu espaço nas articulações depois que Bolsonaro passou a estimular a candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à Presidência.
Sem citar diretamente adversários, Ratinho Jr. avaliou que o país dá sinais de desgaste com a polarização política. Para ele, o embate constante entre Lula e Bolsonaro não tem produzido avanços concretos para a população. “As pessoas não estão mais aguentando esse ambiente de briga política, que não está trazendo resultado nenhum para a dona Maria. A dona Maria não está conseguindo melhorar sua vida”, afirmou.
Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira aponta Ratinho Jr. entre os nomes mais competitivos para enfrentar Lula em um eventual segundo turno, ao lado de Tarcísio e Flávio Bolsonaro. No cenário entre o governador paranaense e o atual presidente, Lula aparece com 43% das intenções de voto, contra 36% de Ratinho Jr.



