DestaqueEducação & Cultura

Calendário escolar 2026: saiba quando as aulas começam na rede estadual da Bahia

Ano letivo está dividido em três unidades

Foto com Link

Foto com Link de Direcionamento

Descrição da imagem

Clique na imagem para ser redirecionado para o site.

O calendário escolar de 2026 da rede estadual da Bahia prevê 203 dias letivos, distribuídos em três unidades ao longo do ano, além de seis sábados letivos. O ano letivo tem início em 9 de fevereiro, data que marca também o começo da primeira unidade, após a Jornada Pedagógica, entre 2 e 6 de fevereiro.

A primeira unidade segue até 15 de maio, totalizando 62 dias letivos. Durante esse período, estão previstos o recesso de Carnaval, entre 12 e 18 de fevereiro, além de feriados como a Sexta-Feira Santa (3 de abril), a Páscoa (5 de abril) e o Dia de Tiradentes (21 de abril). O encerramento da unidade ocorre no dia 15 de maio, seguido pelo Conselho de Classe em 16 de maio. O calendário também prevê sábado letivo no dia 11 de abril, quando será realizado o Dia da Família na Escola.

A segunda unidade começa em 18 de maio e vai até 28 de agosto, somando 67 dias letivos. Nesse intervalo, os estudantes terão o recesso junino entre os dias 22 e 30 de junho. Também estão previstos o feriado do Dia do Trabalho, em 1º de maio, a Independência da Bahia, em 2 de julho, e a Independência do Brasil, em 7 de setembro. Durante a segunda unidade, os sábados letivos serão nos dias 13 de junho, 18 de julho e 15 de agosto, todos também dedicados ao Dia da Família na Escola. O Conselho de Classe da segunda unidade acontece em 29 de agosto.

A terceira e última unidade tem início em 31 de agosto e segue até 16 de dezembro, com 74 dias letivos. Ao longo desse período, o calendário inclui datas comemorativas e feriados como o Dia do Estudante, em 11 de agosto, Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro, o Dia do Professor, em 15 de outubro, o Dia do Servidor Público, em 28 de outubro, Finados, em 2 de novembro, a Proclamação da República, em 15 de novembro, e o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro. Também estão previstos encontros estudantis entre 8 e 10 de dezembro.

A recuperação final dos estudantes está marcada para os dias 17, 18 e 21 de dezembro. O Conselho de Classe Final acontece em 22 de dezembro, seguido pela entrega dos resultados finais no dia 23. O calendário escolar se encerra com o feriado de Natal, em 25 de dezembro.

Além dos sábados letivos já distribuídos ao longo do ano, o calendário destaca momentos estratégicos de avaliação e gestão escolar, como a aplicação da Prova Sabe, entre 9 e 19 de novembro, o período de renovação de matrícula, de 16 a 27 de novembro, e a realização do Prêmio Gestão da Aprendizagem, em 23 de novembro. (Fonte: Jornal Correio).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo