
A implantação do Tramo 4 do metrô de Salvador promete ir além da mobilidade e provocar uma grande transformação urbana no Centro Antigo da capital. O projeto prevê a construção de um túnel de 1,1 km entre a Lapa e o Campo Grande, onde ficará a nova estação, além de intervenções estruturais no entorno.
Entre as propostas em análise pelo Governo da Bahia está a criação de um elevador panorâmico ligando o Largo dos Aflitos, no Dois de Julho, à Gamboa, conectando Cidade Alta e Cidade Baixa. O equipamento deve oferecer vista para a Baía de Todos-os-Santos e a Ilha de Itaparica, funcionando tanto como transporte quanto como novo atrativo turístico.
O projeto do elevador seria dividido em duas etapas: uma entre os Aflitos e a Avenida Contorno, e outra entre a avenida e a comunidade da Gamboa.
Outra intervenção planejada é a construção de uma passarela de cerca de 480 metros, conectando a futura Estação Campo Grande aos bairros do Canela e da Graça, facilitando o acesso aos campi da UFBA. A estrutura será exclusiva para pedestres e permitirá o deslocamento sem a necessidade de enfrentar vias íngremes.
Os projetos estão sob análise da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) e a expectativa é que as licitações ocorram ainda em 2026. O anúncio oficial deve acontecer em uma cerimônia de autorização das obras da Estação Campo Grande, com a presença esperada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que também deve visitar as obras do VLT de Salvador. (Fonte: Voz da Bahia).



