De modo geral, trabalhadores com menores salários apresentaram um crescimento acima da média e os mais qualificados tiveram queda da renda.
Os dados constam no Comunicado do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, “A Evolução Recente dos Rendimentos do Trabalho e o Papel do Salário Mínimo” acaba de ser divulgado em Brasília.
O documento analisa o papel que o salário mínimo teve na evolução pró-pobre da renda do trabalho e traz um relato da evolução recente da renda proveniente do trabalho no País, para as diferentes ocupações no mercado de trabalho.
Na visão dos autores do estudo, é preciso aprofundar dois fenômenos que ocorreram no período avaliado e que contribuíram para a diminuição da desigualdade de renda do trabalho no Brasil: o aumento do salário mínimo e a queda dos rendimentos dos trabalhadores mais qualificados.
As principais informações utilizadas no Comunicado foram obtidas na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, produzida pelo IBGE. Os rendimentos estão em reais de setembro de 2008 e foram deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor.