De acordo com o coordenador do movimento Todos Pela Educação, Mozart Neves Ramos, os dados divulgados nesta sexta-f-eira (18) espelham um certo apartheid de oportunidades educacionais, que requer novas estratégias para ser superado.
O que tem impacto nesse analfabetismo, que permanece no mesmo patamar, é a evasão significativa dos alunos. Em geral, eles moram em lugares distantes (dos centros urbanos), trabalham durante o dia, em geral no campo, ficam muito cansados para estudar e têm dificuldades naturais de permanecer na escola.
As desigualdades entre as regiões também são evidentes no que se refere a média de anos de estudo da população. Em 2008, a parcela com mais de 10 anos de idade completou 7,1 anos na escola, em média. No Nordeste, o índice é o menor do país, de 5,9 anos, e no Sudeste, o maior, de 7,7 anos.
“Há até dois anos, no Maranhão, 48 municípios não ofereciam ensino médio. Coisas assim levam a um desenvolvimento inferior do Nordeste em relação a outra parte mais rica do país”, destacou Mozart Neves.
Entre os sexos, a taxa de analfabetismo é maior entre os homens com 15 anos ou mais de 10,2%. Para mulheres da mesma faixa etária é de 9,8% em todo o país. A Pnad ressalta, entretanto, que nas regiões Sul e Sudeste o problema é maior entre as mulheres.
Fonte: Agência Estado