O encontro tem caráter mobilizador e será realizado na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (UFBA), às 8 horas da manhã. Seu objetivo é levantar discussões sobre as políticas culturais relacionadas ao setor, sugerir propostas e eleger representantes para a III Conferência Estadual de Cultura.
Para recepcionar os participantes do evento, haverá a apresentação da Orquestra Sinfônica da Bahia. A abertura oficial terá a participação do Secretário de Cultura Márcio Meirelles, da Superintendente Ângela Andrade e de Heloísa Buarque de Holanda, professora de Teoria Crítica da Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Durante a tarde haverá a eleição dos delegados responsáveis por representar suas respectivas áreas na Conferência Estadual.
A inclusão do segmento de pesquisadores e estudiosos da cultura na Conferência, se deu a partir da demanda do Conselho Estadual de Cultura. Para o Presidente Albino Rubim, pesquisador e professor da UFBA, “o encontro nos ajudará a pensar modos de organização para o setor e, inclusive, imaginar propostas concretas a serem apresentadas como reivindicações às Conferências Estadual e Nacional, à Secretaria de Cultura e ao Ministério da Cultura”.
Na mesma data e local, serão realizadas outras 13 Pré-Conferências Setoriais, contemplando as seguintes áreas: música, teatro, dança, circo, artes visuais, audiovisual, culturas digitais, museus, arquivos, patrimônio, livro e leitura, bibliotecas e literatura.