Entidades de defesa da cultura afro e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Igualdade Social se reuniram na Praça José Inácio da Silva, no centro da cidade, em homenagem ao líder Zumbi, do Quilombo dos Palmares, um dos principais símbolos da resistência negra à escravidão.
Estudantes de escolas públicas e participantes de programas sociais também estiveram no evento que trouxe apresentações culturais e distribuição de material educativo. “Juazeiro não poderia deixar essa data de Zumbi dos Palmares passar sem ser comemorada”, ressaltou a gerente de proteção e cidadania do município, Marli Carvalho.
A programação aconteceu durante todo o dia e fez parte do projeto “Novembro Negro,” desenvolvido ao longo do mês pela secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social com apoio da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). O projeto levou palestras e debates a escolas, centros comunitários e aos núcleos de defesa da cultura afro da cidade. “Estamos conscientizando a população através de cursos e palestrar para evitar o racismo seja institucional ou na sociedade. É uma luta a ser enfrentada”, completou Marli.
(Com informações do A Tarde Online)