Veja um trecho do artigo: “Moro em Ilhéus desde 1982, e de lá pra cá, nunca vi um carnaval tão fuleiro como o deste ano. É um simulacro! Falta tudo: atrações, alegria, bom humor, rei momo, rainha, prefeito. Para mim é um total desrespeito com a nossa cidade”.
Em outra postagem o mesmo blog informa que o secretário de turismo da Bahia, Domingos Leonelli, esteve em Ilhéus na segunda-feira (15) representando o governador e “vistoriando” o carnaval. “O secretário chegou na avenida Soares Lopes como um simples visitante, não encontrando o prefeito Newton Lima, muito menos o secretário de governo, Alcides Kruschewsky, ambos do seu partido (PSB).
Segundo informações, o vice-prefeito Mário Alexandre e a deputada estadual Ângela Sousa o abraçaram no camarote, tentando demonstrar que foram incumbidos da recepção. O blog informa que Leoneli não foi recebido pelo prefeito.
Já o blog Política Et Cetera afirmou o seguinte: “O carnaval de improviso em Ilhéus vai ficar célebre como o mais tranquilo de todos os tempos. Não se trata exatamente daquela tranquilidade almejada pela polícia e os cidadãos comuns, mas a pasmaceira e o tédio repudiados pelo folião.”
O artigo “Um Carnaval em declínio” do site Bahia Online, inicia da seguinte forma: “Dizem que é fácil criticar quando não estamos lá para fazer. Mas ninguém, absolutamente ninguém, em sã consciência pode elogiar o que estão chamando de ‘carnaval’ em Ilhéus. É evidente o declínio da festa. Falta atração, falta criatividade, falta público e sobra amadorismo.”
No mesmo artigo registra-se: “Se o Governo da Bahia queria mesmo fazer o Carnaval de Ilhéus, que o fizesse oferecendo atrações do tamanho da importância da cidade.”
Prefeito Newton Lima
Inicialmente o prefeito Newton Lima tinha apresentado a proposta de cancelar a festa por falta de recursos. Entretanto, por influência do Secretaria de Turismo, acabou realizando a festa sem estrutura adequada.
O certo é que a prefeitura de Ilhéus estava desestruturada para organizar o Carnaval 2010, tanto que no dia 11 de fevereiro o prefeito Newton Lima, acompanhado pelo vice-prefeito Mário Alexandre, estava realizando ainda a primeira reunião com o novo secretariado empossado depois da crise.
Problemas à parte, o carnaval de Ilhéus precisa ser revitalizado, uma vez que o turismo é uma das mais importantes fontes de renda do município.
Por Ramon Gusmão