Política & Economia

Cansanção – TRE nega pedido de registro de candidato e tensão aumenta

Em sessão realizada no início da noite desta quinta-feira (11) o TRE-BA decidiu aceitar o recurso movido pela coligação do candidato derrotado Ranulfo Gomes e indeferiu o Registro de Candidatura do prefeito eleito de Cansanção, Jarbas Andrade, por 4 votos a 3.

Tanto na preliminar quanto no julgamento do mérito, a votação ficou empatada e o presidente do tribunal. Desembargador Sinésio Cabral Filho, desempatou a favor da coligação de Ranulfo Gomes.

                   

O pedido de indeferimento do Registro de Candidatura do prefeito eleito do município de Cansanção foi baseado em supostas assinaturas falsas na ata de convenção da Coligação do mesmo.

Jarbas Andrade afirmou que dentro dos próximos dias estará recorrendo da decisão do TRE em Brasília. Para ele, o resultado das urnas precisa ser respeitado, por isso acredita que tem grandes possibilidades de vencer no TSE. Perguntado sobre a possibilidade de novas eleições em Cansanção, Jarbas afirmou que, se houver, estará preparado para vencer novamente.

Já Ranulfo Gomes não foi localizado. A informação é que ele continuava conversando com aliados para definir a estratégia para enfrentar a etapa do julgamento do processo em Brasília.

Tensão na cidade

A decisão do TRE-BA põe ainda mais fogo no clima político de Cansanção. Caso o TSE mantenha a decisão do Tribunal baiano, haverá novas eleições no município. Mas não está descartada a possibilidades de o TSE, em Brasília, determinar a volta do prefeito eleito ao cargo.

Nas ruas e no comércio as pessoas procuram saber detalhes do julgamento, mas o caso vem sendo tratado com cautela pelas duas facções políticas envolvidas. A verdade é que o município tem sofrido prejuízo enquanto perdura o julgamento porque, além da indefinição administrativa por parte dos atuais gestores, deixa a população numa forte expectativa.  

Atualmente, o município de Cansanção está sendo administrado por Rivaldo Pereira (Riso), que é o Presidente da Câmara e tio do prefeito eleito, Jarbas Andrade.

Por Evandro Matos, com informações do Portal Cansanção

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo