O motivo é aumento de renda da classe C, e buscando esses consumidores essas empresas estão se instalando em municípios de 200 mil a 400 mil habitantes, como Feira de Santana e Vitoria da Conquista, na Bahia e Campina Grande, na Paraíba, e Caruaru, em Pernambuco.
As cidades médias do interior nordestino receberão grande parte dos mais de R$ 11 bilhões que essas empresas investirão até 2013, com a abertura de mais de mil lojas. Expandir-se para o Nordeste será, por exemplo, a estratégia do Grupo Pão de Açúcar que instalará na região a maior parte das cem novas lojas previstas que vai inaugurar em 2010.
O Walmart, que com a aquisição da rede Bompreço em 2004 se transformou em líder do varejo no Nordeste, pretende destinar à região metade dos investimentos de R$ 2,2 bilhões previstos para este ano. No ano passado, das 91 lojas abertas pelo Bom Preço, 44 foram no Nordeste e destas mais da metade foram para cidades pequenas e médias.
O Carrefour também pretende se expandir para as regiões Norte e Nordeste. O plano de expansão das Lojas Americanas prevê a entrada da rede em 200 novas cidades até 2013. Com um investimento de R$ 1 bilhão, a empresa pretende abrir 400 lojas, das quais 90 no Nordeste.