Primeiro ele narrou um pouco de sua história de vida e falou do amor que tem por Feira de Santana, cidade que o adotou. Falou da mulher, Ivonete Rios de Carvalho, também adotada por Feira, do filho e das duas filhas e dos dois netinhos. Depois contou sobre a tomada de decisão em ser candidato ao Senado, “feita com muita reflexão”.
Ronaldo pediu “ao povo de Feira que tome conta da minha campanha aqui, para que eu possa furar a sola do meu sapato visitando a Bahia inteira, com as bênçãos de Deus”. Ele considerou o momento como de “alegria e responsabilidade” e pediu “voto casado” em Paulo Souto para governador e José Serra para presidente.
Dirigindo-se a José Serra, José Ronaldo se lembrou do discurso do presidenciável ouvido em Brasília, projetando o futuro: “Acredito no senhor, pois o país vai ficar cada vez maior e melhor com o senhor na Presidência. Como senador, vou incomodar muito o senhor”, antecipou.
O prefeito Tarcizio Pimenta disse que, com a candidatura de José Ronaldo ao Senado, “Feira de Santana ficará com dois terços da representação baiana”. E disse mais: “Ronaldo vai conquistar o Brasil como congressista!”.
O ex-governador Paulo Souto disse que “todos estamos unidos e dizemos com entusiasmo que José Ronaldo vai ser um senador que vai honrar Feira de Santana e a Bahia”. Ele afirmou ainda que na pré-campanha “não tinha visto nada igual”, referindo-se à festa de incorporação de José Ronaldo como pré-candidato a senador e o entusiasmo da população.