História

Ipiaú – Historiadora cobra revitalização do Museu do Lavrador

A pressão social aumentou sobre a questão depois do dia 22 de abril, quando a tribuna popular da Câmara de Vereadores do município de Ipiaú foi utilizada pela professora Sandra Regina Mendes (Historiadora) que cobrou dos poderes públicos estabelecidos maior atenção ao Patrimônio Histórico de Ipiaú, a exemplo do Museu do Lavrador, que encontra-se abandonado.

O Museu funciona atualmente na sede do antigo Tiro de Guerra (TG 06021)  com muita carência, tanto de profissionais (especializados na área de museologia e história) como também de recursos básicos para a manutenção adequada das peças antigas. Algumas delas estão deterioradas pelo tempo e pela falta de preservação.

Museu do Lavrador

Na localidade encontram-se objetos do Século XIX e início do Século XX. Tais objetos são registros materiais de como era a vida naqueles tempos. A deterioração dos registros históricos do museu é a deterioração da própria história local.

A trajetória dos pioneiros e do desenvolvimento do município estão registrados nos objetos e documentos escritos antigos. Um povo sem história é um povo sem memória. Cabe aos poderes públicos instituídos criarem condições necessárias para a preservação deste patrimônio histórico.

Por Ramon Gusmão-Correspondente na Região Sudoeste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo