O crime foi cometido por um ex-empregado da fazenda de Humberto Falconery, em Belo Alto, no município de Candeal, próximo à BR-324, trecho de Riachão do Jacuípe a Tanquinho. O homem desferiu vários golpes de foice contra o próprio patrão, levando-o à morte.
Segundo informações do comerciante Raimundo Falconery Carneiro, parente da vitima, o homem já trabalhou na fazenda do pai de Humberto Falconery e chegou também a prestar alguns serviços ao próprio Humberto. Não é uma versão definitiva, mas especulações dão conta de que ele reivindicava a doação de algumas tarefas de terra prometidas a ele pelo pai de Humberto.
Contudo, com o pai já falecido, Humberto não tinha como saber do que se passava, se a história era verdadeira ou não. Por isso, pensava que ele fazaia apenas uma brincadeira, embora já tivesse comentado com outra pessoa que iria “matar Humberto”.
Humberto Falconery Rios é um tradicional Contador, com escritório em Feira de Santana, além da propriedade no povoado de Belo Alto, em Candeal. Experiente, o seu escritório trabalhava para várias empresas de Riachão do Jacuípe e outros municípios da região.
Ele é irmão do ex-prefeito de Pé de Serra, Pedro Falconery Rios, conhecido por Piroquinha, da tradicional família dos “Belê”.
O crime aconteceu no final da manhã deste sábado. Até às 16 horas, o corpo ainda estava no local do crime.
Depois, informações completas sobre este bárbaro crime.
Por Evandro Matos, especial para o Interior da Bahia