A proposta é que a cidade tenha uma programação junina diversificada que inclui desde apresentações de forrozeiros tradicionais até brincadeiras típicas da época como o trança-fitas. È antes de mais nada, uma tentativa de resgate das tradições juninas que praticamente desapareceram na cidade no decorrer da década de 1990.
Memória
Em 2009 o Memorial do Forró, uma das principais atrações do evento, que foi uma exposição montada na Casa Régis Pacheco, localizada na Praça TancredoNeves, sobre personalidades de cultura nordestina, como o cantor e compositor Luiz Gonzaga; bonecos representando personagens típicas; casas de taipa; a miniatura de uma igreja e outros materiais.
Tradição
O secretário de Cultura, Gildelson Felício, confirmou que o Memorial fará parte dos festejos em 2010. De acordo com informações obtidas junto a Prefeitura acontecerá também a apresentação de forrozeiros de Vitória da Conquista e região como parte da política de valorização dos artistas regionais e a realização de um concurso de quadrilhas em parceria com a 20ª Diretoria Regional de Educação/Direc.
Por Ramon Gusmão