Economia

Bahia inaugura a Usina Termelétrica Arembepe em Camaçari

Com capacidade de 150 megawatts, energia capaz de abastecer uma cidade com 500 mil moradores, a usina é uma obra integrante do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A empresa, que funciona no Polo Petroquímico de Camaçari, entrou em operação no final de março.

Hoje, o Polo é abastecido pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Coelba e energia própria produzida pela Braskem. O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, afirmou que a termelétrica será acionada se o nível de água dos reservatórios das hidrelétricas diminuir, reduzindo o risco de apagão. Além de aumentar a capacidade de energia do estado, a termelétrica vai possibilitar o aumento na oferta de energia ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

O governador Jaques Wagner disse que, com o aumento da capacidade energética, a nova usina vai possibilitar a atração de novas indústrias para o Polo Petroquímico de Camaçari, porque a termelétrica torna a cidade um dos municípios com maior capacidade de fornecimento de energia para o setor industrial. “De certa forma, estamos ofertando mais energia e convidando empresas para se instalar na Bahia. Isso dinamiza a economia estadual e gera mais empregos”, destacou Wagner.

Durante a construção da termelétrica, foram gerados 800 empregos diretos e 1,5 mil indiretos, sendo que mais de 90% desses trabalhadores foram recrutados.

Instalada em uma área de 105 mil metros quadrados, a termelétrica contou com investimento de R$ 334 milhões. O óleo utilizado será adquirido na unidade da Petrobras do Complexo Industrial de Camaçari. A usina de Arembepe tem 60 motogeradores.

Da Agecom

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo