Esporte

Vitória esmaga o Atlético e Santos dá olé: os dois decidem a Copa do Brasil

O Leão chega à sua primeira decisão na competição nacional e enfrenta o Santos, que bateu o Grêmio por 3 a 1, na Vila Belmiro. A definição dos mandos de campo acontece nesta quinta, às 14h, na sede da CBF, no Rio de Janeiro. As partidas decisivas estão marcadas para depois da Copa, em 28 de julho e 4 de agosto.

Precisando vencer para evitar a eliminação, o Vitória foi para cima e começou a exigir bastante do goleiro Márcio. Enquanto isso, o Atlético estava recuado, com quatro volantes, e só chegava no contra-ataque. Numa dessas poucas oportunidades, o time goiano ficou perto do gol aos 28 minutos, quando Márcio Gabriel recebeu na área. Mas o lateral errou o domínio e Viáfara saiu nos seus pés.

Melhor em campo e sufocando o Atlético, a equipe baiana marcou dois gols na sequência. O primeiro saiu aos 29. O experiente Ramón, de 37 anos, cobrou falta alçada na área e Uelliton testou firme para marcar. Já aos 33, foi vez de Elkeson cruzar da direita. Bida ainda errou a cabeçada, mas Júnior pegou a sobra e fez 2 a 0.

Em um segundo tempo movimentado e digno de uma semifinal de Copa do Brasil, as equipes começaram a alternar boas jogadas e lances reais de gols, que só não se confirmavam pelas grandes atuações dos goleiros. Pressionando, o Atlético teve chances com Marcão e Pituca, mas o primeiro não alcançou um chute cruzado e o segundo acertou o travessão.

Na chance mais clara do Dragão, Weslley chutou forte da entrada da área e Viáfara evitou o gol. Com o Atlético-GO sufocando, Ricardo Silva botou Neto Berola entrou no lugar do cansado Ramón e quase fez aos 40, em chute defendido por Márcio. Cinco minutos antes, o goleiro já tinha salvado a cabeçada de Júnior.

Surpreendentemente, o Vitória ainda transformou o triunfo em goleada no final. Logo depois de Marcão não conseguir a gol que poderia dar a vaga ao Atlético, Júnior fez o terceiro em contra-ataque e Viáfara, cobrando pênalti, selou ma goleada.

Santos dá olé

 

A juventude levou vantagem sobre a experiência. Em jogo dramático e recheado de belos lances, o Santos passou pelo Grêmio dentro da Vila Belmiro, fez 3 a 1 e garantiu sua vaga para a final da Copa do Brasil. Enfrentará na decisão o surpreendente

O Santos jogou com a necessidade da vitória, pois havia perdido o primeiro confronto, no Olímpico, por 4 a 3. O time paulista nunca faturou a Copa do Brasil e pela primeira vez chega à decisão – se ganhar estará na Libertadores em 2011. O Grêmio, maior campeão do torneio ao lado do Cruzeiro, com 4 taças, tentava alcançar a final pela oitava vez.

A definição da vaga para o Santos só aconteceu no segundo tempo, após boa conversa nos vestiários entre os jogadores. O time voltou mais atentou e arriscou chutes. Aos 6 minutos, Ganso encontrou liberdade de fora da área e soltou o pé. A bola entrou no ângulo esquerdo de Victor e estufou as redes: 1 a 0.

O gol de Ganso fez o Grêmio se abrir. O resultado foi que o time paulista encontrou mais liberdade para contra-atacar. Aos 24 minutos, André deu belo passe para Robinho. O camisa 7 encobriu Victor com muita categoria e mandou para o fundo do gol. Um lance fantástico: 2 a 0.

Apesar dos problemas, o Grêmio vendeu caro a vaga. Aos 28 minutos, Jonas desviou de cabeça após cobrança de falta, Felipe não segurou e Rafael Marques, em posição de impedimento, mandou para as redes e descontou.

O Santos só conseguiu carimbar o passaporte para a final e eliminar qualquer chance de reação gaúcha aos 40 minutos. Wesley, em jogada sensacional, passou por Victor e bateu cruzado para o fundo das redes. A torcida santista foi à loucura com o placar de 3 a 1 na Vila Belmiro.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo