Eles cobravam a construção de casas populares. O protesto começou antes da 08h nas imediações do Parque de Exposição, sendo marcada pela disposição dos ocupantes, que utilizaram de pneus e troncos de árvores para bloquear o fluxo de veículos, permanecendo por mais de três horas.
A Ocupação Chico Pinto foi iniciada no dia 07 de fevereiro de 2009, reunindo mais de 200 famílias sem-teto. As pessoas vieram de vários bairros da cidade fugindo do aluguel.
No final de agosto de 2009, após muita luta e pressão popular, a prefeitura anunciou a liberação do terreno e o governo do estado se comprometeu em construir as unidades habitacionais. Entretanto, até a presente data o processo não estava andando, e a última reunião marcada com representantes da Sedur não ocorreu.
Fruto da manifestação, foi marcada uma audiência com o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano para esta terça-feira (01/06), às 10h, em Salvador.
O Movimento de Luta nos Bairros (MLB) avalia que a atividade foi mais um passo na caminhada pelo direito à moradia digna, e que é necessário manter e reforçar a luta para chegar ao fim dessa jornada com sucesso.