Foi observado que municípios de boa referência junina estão incluindo em suas programações atrações desvinculadas da festa nordestina. “Entre as festas juninas concorrentes no estado, somente Bonfim está sabendo manter o São João nos limites da tradição”.
Garantidas as programações para os circuitos do Parque da Cidade, Forrobodó, São João nos Bairros, Forró no trem, Show de Espadas e Casamento Matuto e outras atrações, a Comissão tratou de checar outros andamentos.
Além das coordenações setoriais financeiras jurídicas e contratuais, a Comissão passou em revista a segurança, delimitação de espaços, ornamentação e caracterização global do tema central Alegria e emoção no São João Tradição.
Preparativos e divulgação
Este ano “a infra do Parque da Cidade é outra em relação a 2008 e 2009”, asseguraram Alzineide Nunes, George Dionízio, Claudio Nunes, com a concordância geral dos demais secretários e integrantes da Comissão. Novas pavimentações de asfalto e pistas com bonitos pisos para pedestres garantem o acesso geral à arena. Um espaço próprio para dança ainda é uma possibilidade, “depende de parceria”.
A fogueira oficial (foco pro show de espadas) não está definida. “Depende de acordo” (Ministério Público, Prefeitura, moradores). Logísticas de palco, transportes, recepção, hospedagem, alimentação e limpeza foram debatidas. O Parque deverá estar pronto até no máximo 48 horas antes da festa ser oficialmente deflagrada.
O Governo municipal já colocou marketing por outdoor em Salvador, Feira etc. Tem entre patrocinadores a Schin, a Petrobrás, LG, Caixa, Governo da Bahia e Governo federal e o Forró do Sfrega. As mídias eletrônica e impressa também vêm divulgando o São João bonfinense pela expressão que ele adquiriu e consolidou nos últimos tempos.