O ato litúrgico, celebrado pelo arcebispo metropolitano dom Itamar Vian e frei Beto, na Igreja de Santo Antônio, nos Capuchinhos, contou com as presenças do prefeito Tarcízio Pimenta e de inúmeras lideranças políticas.
A carreata saiu da Igreja dos Capuchinhos, percorreu várias ruas e avenidas da cidade, até voltar à Igreja, onde cerca de 250 caravanas de romeiros de diversas partes do Estado esperavam pelo cortejo com a imagem do santo.
Durante a cerimônia religiosa, também presentes a primeira-dama Graça Pimenta, ex-governador Paulo Souto, ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho, deputados federais Colbert Martins da Silva e José Carlos Aleluia, deputado estadual José Neto, vereadores Carlos Alberto Rocha e Luiz Augusto de Jesus, vice-prefeito Paulo Aquino, secretário de Transportes e Trânsito Flailton Frankles, ex-prefeito de Salvador Antônio Imbassahy, e radialista Carlos Geilson.
Dirigindo-se aos políticos, o arcebispo metropolitano dom Itamar Vian alertou para a necessidade de eles olharem mais para o homem do campo, em reconhecimento pelos serviços prestados à população, fornecendo os gêneros alimentícios. Também destacou a importância da celebração em louvor a Santo Antônio, lembrando seu papel na Igreja.
Para o prefeito Tarcízio Pimenta, a importância da manifestação religiosa representa a renovação da fé. “Manifestação de fé do povo, com uma participação surpreendente de fiéis não só de Feira de Santana como de toda a região. E o que observamos foi a realização de uma grande marcha em Feira de Santana, demonstrando a força religiosa”, ressaltou.
“O brasileiro é um povo de muita fé. E a demonstração desta fé é emocionante, principalmente porque presenciamos pessoas vindas de diversas partes da Bahia para as homenagens a Santo Antônio, o que é muito gratificante”, disse o ex-prefeito José Ronaldo, que observou que a presença maciça de fiéis é um indicativo da força da fé
Para o deputado estadual José Neto, a presença maciça de fiéis durante a celebração das homenagens a Santo Antônio reflete a fé do povo baiano. “A força da fé do povo cada dia mais forte. Isto nos anima a encontrar caminhos para os problemas que tanto afligem a nossa sociedade”, ressaltou.