O prazo já havia sido adiado antes, porque um número significativo de empresas não tinha adquirido a nova tecnologia de certificação digital, obrigatória na declaração deste ano. A alternativa usada pela Receita é entregar a declaração por meio de uma procuração digital. Com a procuração, um contador pode assinar digitalmente documentos contábeis e fiscais de várias empresas.
Mais de 120 mil empresas, entre as obrigadas a declarar, ainda precisam enviar a declaração do IRPJ 2010. Cerca de 15 mil devem declarar pelo lucro real e mais de 100 mil pelo lucro presumido, de acordo com Marcelo Lins, coordenador da Área de Arrecadação e Cobrança da Receita Federal. Mas , segundo ele, esse numero pode se menor.
“A gente não sabe se haverá uma grande evolução no número de empresas de 30 de junho até 30 de julho. Podem ter ocorrido outros fatores que levaram as empresas que declararam em 2009 não fazerem o mesmo em 2010. Mas está em torno de 10%”, afirmou.
O coordenador disse ainda que “nada mudou na declaração do Imposto de Renda Pessoa Jurídica”. Ele explica que o formulário e o programa de computador gerador da declaração já estavam prontos, e que não houve nenhum problema nessa área. A única novidade foi a certificação digital.