Educação & Cultura

Obra do cineasta jacuipense Olney São Paulo volta às telas do cinema em SSA

Foto com Link

Foto com Link de Direcionamento

Descrição da imagem

Clique na imagem para ser redirecionado para o site.

A noite contou com a exibição gratuita dos curtas “Sob o Ditame de Rude Almajesto” (“Sinais de Chuva”) e “Pinto Vem Aí” e do média metragem “Manhã Cinzenta”.

O Projeto Quartas Baianas é da Associação Baiana de Cinema e Vídeo (ABCV), em parceria com a Diretoria de Audiovisual (Dimas) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), destinado à exibição da produção audiovisual baiana.

Em seis anos, o projeto levou às telas mais de 450 títulos, além de apresentar ao público diversas obras inéditas e realizadores de todas as gerações.

Os filmes de Olney exibidos


“Sob o Ditame de Rude Almajesto” (“Sinais de Chuva”), de 1972, retrata as diversas experiências do homem do campo na maneira de pressagiar a chuva na região nordestina, numa singela homenagem aos sábios do tempo, os velhos sertanejos, que dominam sistemas ancestrais de medição meteorológica.

“Pinto Vem Aí”, de 1977, mostra a chegada do ex-deputado Francisco Pinto em Feira de Santana, sua terra natal, depois de seis anos de ausência pela ótica da sua ligação com a população local. Este filme foi premiado no Festival Brasileiro do Curta Metragem do Rio de Janeiro.

“Manhã Cinzenta”, de 1969, é considerado um marco do cinema político nacional, que inclusive motivou a prisão do cineasta pela ditadura militar. O enredo aborda um golpe de estado num país imaginário da América Latina, no qual os estudantes assumem o poder. O filme mostrou de maneira pioneira a questão do movimento estudantil no Brasil em 1968.

Então proibido no país, o filme foi a primeira produção brasileira a ganhar o prêmio Obernhausen, na Alemanha Oriental, além de ter sido exibido na Itália, no Festival de Pesaro; no Chile, no Festival Internacional de Cinema de Viña del Mar; e na França, na Quinzena de Realizadores do Festival de Cannes.

Por Dimas Oliveira

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo