História

População de Valente perde o líder Evandro Mota, que dá nome ao Estádio

Ele faleceu no Hospital Santa Isabel, em Salvador, onde estava internado, em decorrência de complicações de saúde, as quais ainda foram especificadas.

O corpo de Evandro Mota, que era o atual Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Valente, foi velado em sua residência na Praça Getúlio Vargas, centro da cidade e, posteriormente, sepultado no Cemitário da Sagrada Família.

Evandro Mota Araújo não disputou cargos eletivos, mas foi um participante ativo da vida política e social do município de Valente. Seu irmão, José Mota Araújo (já falecido), foi o primeiro prefeito do município e exerceu o cargo em dois mandatos.

Além de outro irmão, Pedro Mota, que também foi prefeito, o cunhado, Reinaldo Ramos Rios, comandou Valente por 5 gestões.

Nos anos 90, Evandro era considerado um dos maiores produtores de sisal do Estado da Bahia e um dos responsáveis pelo reconhecimento do produto como cultura. Foi proprietário de revendedoras de veículos e dominou o mercado de toda a região: em Jacobina, da marca Chevrolet e Willys Overland do Brasil, em Valente.

Evandro Mota, que deu nome ao estádio de futebol de Valente, deixa três filhos em um casamento de mais de 50 anos com Marlene Araújo.

O prefeito Ubaldino Amaral, mesmo sendo um opositor político, reconheceu a importância de Evandro Mota na historia de Valente e decretou luto oficial por três dias e suspendeu as aulas no município na sexta-feira.

Por Cival Anjos – de Serrinha

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo