Economia

Frota de motos cresceu seis vezes em dez anos na Bahia

Segundo dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas (Abraciclo), a frota da Bahia foi ampliada em seis vezes nos últimos dez anos, saltando de 112,8 mil unidades em 2000 para 705,8 mil até abril deste ano.

Os dados mostram que a Bahia é o terceiro Estado que mais compra motos no Brasil, com 6,8% do mercado, atrás apenas de Minas Gerais e São Paulo.

O avanço na economia e o aumento do poder aquisitivo das famílias são fatores que ajudaram a impulsionar as vendas. Mas,na avaliação dos especialistas, o crescimento do crédito para as classes C e D, além da insatisfação com o sistema público de transporte são os principais motores do avanço do mercado de motocicletas na Bahia.

Esse incremento fez a Bahia deixar de ter a décima frota de motos do País e a terceira do Nordeste para se tornar a sexta maior em nível nacional e a primeira entre os estados da região.

Em visita a uma concessionária de Salvador, a vendedora Vânia Alves, 37 anos, adquiriu sua primeira moto e vai pagar 36 prestações de R$ 286. Pesou na decisão a insatisfação com o dia-a-dia de ônibus lotados e viagens extenuantes.

Ela ainda nem sabe guiar uma motocicleta, mas já fechou negócio e comprou um modelo 125 cilindradas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo