História

Desfiles marcam o 177º aniversário de emancipação política de F. de Santana

As instituições integram o programa Escola na Avenida, cujo tema este ano é “Escola em Movimento”. Durante o desfile cívico, os estudantes irão abordar temas que promovam o resgate da história e diversidade cultural de Feira de Santana, da Fazenda Sant’Anna dos Olhos d’Água até a atualidade.

Caracterizados de vultos históricos, como Maria Quitéria, Ana Brandoa e Lucas da Feira, os estudantes irão relembrar personagens importantes da história feirense.

Na programação das atividades desenvolvidas pelos alunos constam ainda apresentações sobre as festas da cidade, como a Micareta e seus blocos antigos; preservação do meio ambiente; Quixabeira da Matinha e o futebol, para representar o Fluminense. Abordagens de temas atuais também estão na pauta, a exemplo do programa Feira Cidade Digital e os projetos de incentivo à leitura “A Tarde Educação” e “Planeta Leitura – Ziraldo e Seus Amigos”.

Grupos de dança e percussão ligados à entidades filantrópicas também terão espaço no desfile. São eles: Projeto Ganga-Zumba, Projeto Tambores Proféticos, Grupo Afro Nelson Mandela, Evoluções na Avenida e Grupo Cultural Princesa do Sertão. O desfile cívico-militar será iniciado às 9 horas, com saída das imediações do Feira Palace Hotel e até a praça de Alimentação Gilson Pereira.

A abertura será feita pelo 35º Batalhão de Infantaria com os pavilhões do Brasil, da Bahia e de Feira de Santana. Participam ainda Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Municipal, Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), agentes de saúde, Academia Feirense de Letras, Secretaria de Educação, fanfarras e associações.

Antes do desfile, acontecerá a missa solene pelo Dia da Cidade na Catedral Metropolitana, às 7 horas. As comemorações serão encerradas às 16 horas com sessão solene na Câmara Municipal.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo