No aeroporto, além da comitiva de políticos baianos liderada pelo ex-candidato ao governo, Paulo Souto, centenas de pessoas aguardavam a chegada do candidato tucano. Do aeroporto, Serra seguiu direto para o centro da cidade numa grande carreata que passou pelas avenidas Frei Benjamin, Brumado, Régis Pacheco e Lauro de Freitas, além da Rua 2 de Julho, parando na Praça Barão do Rio Branco para uma concentração. Segundo o presidente do PSDB local, Claudionor Dutra “havia mais de 500 carros”.
Durante a carreata do aeroporto ao centro da cidade, por onde passava, Serra era ovacionado pelos populares. A chegada na Praça Barão do Rio Branco, completamente lotada, foi apoteótica. Era uníssono o nome de Serra sendo gritado pelos presentes, emocionando o candidato. “Vitória da Conquista significa a Conquista da Vitória”, afirmou Serra. Ao falar com a imprensa o tucano aproveitou para apresentar algumas propostas para a região. “A região precisa de mais água para a indústria, a agropecuária e as pessoas. Outra questão que nós vamos precisar resolver é o Aeroporto”, prometeu.
Segundo o presidente do PSDB local, Claudionor Dutra, na Praça Barão do Rio Branco, um grande público parou para acompanhar a manifestação. “Havia mais de 10 mil pessoas. Do tempo que eu moro aqui, nunca vi nada igual. Foi o maior movimento político que eu já vi em Conquista. Quem mexe com política fica emocionado”, definiu. O tucano disse ainda que Serra não pode realizar a caminhada que estava prevista em razão do tumulto. “Foi muita gente querendo foto e abraçar o candidato. Ele ainda tentou, mas resolveu ficar na praça o tempo todo. Então, ele subiu no teto do carro de som e falou ao povo, agradecendo os votos que recebeu”, acrescentou.
Oposição marcou presença
“Entusiasmante a manifestação de apoio da população de Vitória da Conquista a José Serra’’. Assim descreveu o presidente estadual do Democratas e ex-candidato ao governo do estado, Paulo Souto, sobre a receptividade que teve o candidato tucano na visita à cidade do Sudoeste baiano, nesta sexta-feira. Mais votado no município, no primeiro turno da disputa pela Presidência, Serra escolheu Vitória da Conquista como a primeira cidade do Nordeste a visitar na campanha do segundo turno. A escolha não poderia ter sido mais feliz. A cidade parou para saudar e manifestar apoio ao tucano.
Confiante na vitória do aliado e também entusiasmado com a receptividade do povo conquistense, Paulo Souto disse que a consagração de Serra no município sinaliza a mudança da tendência eleitoral da Bahia neste segundo turno. “A onda azul começa a tomar conta da Bahia”, destacou Souto. “O povo baiano vai mostrar independência na hora de votar no dia 31 e vai surpreender muita gente”, completou o deputado federal José Carlos Aleluia. O presidente estadual do PSDB e deputado federal eleito, Antônio Imbassahy, também mostrou entusiasmo. “Foi espetacular, uma coisa fantástica, apoteótica. Foi a melhor manifestação espontânea de toda a campanha no Brasil”, disse.
A recepção a José Serra em Vitória da Conquista contou com a presença em massa da oposição baiana. Além de Paulo Souto, Imbassahy e Aleluia, compareceram também o ex-candidato ao Senado na chapa DEM-PSDB, Jose Ronaldo, os deputados federais ACM Neto, Jutahy Júnior e João Almeida, além de diversos deputados estaduais, prefeitos, vereadores e lideranças da região de Vitória da Conquista.
Apoio do Presidente do PMDB local
A escolha de Vitória da Conquista para a abertura da campanha de Serra na região Nordeste não foi á toa. Como na eleição de 2006, quando o candidato tucano Geraldo Alckmin derrotou Lula (PT) no primeiro turno, agora Serra também venceu a candidata Dilma Rousseff no município. Ele obteve 41% dos votos enquanto a petista ficou com 39%.
Na Bahia, além de Vitória da Conquista, apenas no município de Tancredo Neves Serra conseguiu superar a candidata petista. Para explicar esse caso atípico, já que no estado a vitória da petista foi com uma vantagem muito grande sobre o tucano, o presidente do PSDB de Conquista, Claudionor Dutra, explica: “Aqui a cidade é muito consciente no voto. Serra é muito querido e as pessoas acreditam nele. Além da insatisfação com o PT, que aqui é muito grande”, explicou Claudionor.
Para completar o sucesso do evento, ontem à tarde Serra ainda recebeu o apoio do presidente do PMDB local, Herzem Gusmão, que foi o candidato mais votado do partido na região. Antes, Gusmão esteve em Salvador para comunicar a sua decisão aos dirigentes estaduais do PMDB e voltou a tempo para participar da recepção a Serra na cidade. Além de ir esperar Serra no Aeroporto Pedro Otacílio de Figueiredo, ele subiu num dos carros da carreata ao lado do presidente do PSDB local, Claudionor Dutra e da vereadora Lucia Rocha (DEM), os apoiadores do presidenciável José Serra na região.
Por Evandro Matos