Economia

Barra do Choça busca a implantação de um Distrito Industrial

Observando, esses fatores, a atual gestão municipal percebeu a necessidade de reverter essa realidade. Para isso, tem buscado a diversificação das atividades econômicas e produtivas, contornando os problemas da dependência de uma única atividade econômica. A criação do Distrito Industrial de Barra do Choça, através da atração de novos investimentos nas áreas de produção, comércio e serviços,  poderá trazer significativos benefícios, não apenas para o município, mas para toda a região.

Situado no quilômetro três da estrada Barra do Choça – Caatiba, próximo à Usina de Leite, o Distrito Industrial possui uma área total de 60 mil metros quadrados (06 hectares). A localização é considerada estratégica, pois é uma via de escoamento da produção para a região Sul do Estado. Além disso, está localizado próximo à Vitória da Conquista, (através da BA-265), um grande centro consumidor e à BR 116, Rodovia Federal que interliga as regiões Nordeste e Sudeste do país. De acordo com informações da AMDES, poderão ser instaladas pelo menos 12 unidades fabris no distrito.

A localização é considerada pelo Governo Municipal uma das principais vantagens para que empresas possam se instalar em Barra do Choça. Desta maneira, as empresas poderão usufruir de uma rede de transporte terrestre, com redução de custos logísticos e operacionais.

Isso se dá, em razão da proximidade de um grande centro consumidor, a região Sudoeste, com um grande potencial consumidor comercial principalmente nos Municípios circunvizinhos de Vitória da Conquista, Jequié, Itabuna e Ilhéus, dentre outras. Garantias, portanto, de uma grande capacidade antes ignorada pelos Municípios da região.

De acordo com Ubirajara Amorim, a formação de um distrito industrial para Barra do Choça é de vital importância para o desenvolvimento das novas perspectivas de emprego e renda que a população espera. “A implantação desse projeto contribuirá significativamente para solucionar e ou minimizar tais problemas, beneficiando toda a comunidade regional, à qual serão oferecidas oportunidades de desenvolvimento através da absorção de mão-de-obra nos vários empreendimento dos três setores de produção a serem atraídos para o município”, disse.

Vale ressaltar que o atual Plano Diretor já contempla a área para o Distrito Industrial destacando-se assim um aporte inteiramente legal para seu desenvolvimento na área pretendida. Esse é um fator fundamental.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo