Justiça

Bomba! Bomba! Bomba! Cansanção terá nova eleição no dia 05 de dezembro

Foto com Link

Foto com Link de Direcionamento

Descrição da imagem

Clique na imagem para ser redirecionado para o site.

Segundo informações preliminares, a eleição suplementar está marcada para o dia 05 de dezembro próximo. O prazo para as convenções termina hoje, dia 11/10/2010.

A decisão foi do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde corria o Processo Eleitoral, que pedia a anulação da ata da convenção que homologou a candidatura de Jarbas Ferreira de Andrade, lançado à última hora para substituir Almir de Almerindo, que estava inelegível.

Entenda o caso

Durante o período eleitoral de 2008 o então prefeito Ari de Almerindo concorreu subjudice, pois tinha contas rejeitadas pelo TCM. Sabendo de que sua pretensão poderia esbarrar no TRE e, se eleito não poderia tomar posse, renunciou a sua candidatura na sexta feira, 48 horas antes

da eleição.

Após a sua renúncia, Ari de Almerindo protocolou o pedido de registro de candidatura, pondo como candidato o “laranja” Jarbas Ferreira de Andrade, que, por “coincidência”, é seu sobrinho.

Fraude

Ocorre que a ata de escolha do substituto foi fraudada, sem que nenhum presidente de partido que integrava a coligação tivesse conhecimento da escolha e, tampouco, assinou o documento. Tudo falsificado por aliados de Ari de Almerindo.

A oposição, integrada pelo candidato Ranulfo Gomes, tomou conhecimento e denunciou a fraude à Justiça Eleitoral através do processo 238/2008 – Ação de Impugnação de Registro de Candidatura. Contudo, Jarbas procurou procrastinar e atrasar o desfecho final dessa pendenga judicial com processos junto ao TRE-BA, que já os julgou improcedentes e arquivando-os.

A juíza local também deu sua mãozinha a Ari. Mas, já era tarde. O Departamento de Polícia Federal (DPF) atestou a falsidade das assinaturas, antes que a juíza do município “suspendesse a perícia”.

O processo 238/2008 ainda não foi julgado. Enquanto isso, Jarbas (o prefeito laranja) foi afastado pelo TRE e assumiu o Poder Executivo, o presidente da Câmara, vereador Riso de Almerindo, que é irmão de Ari. Para completar, o ex-refeito Ari de Almerindo é o atual Tesoureiro Municipal de Cansanção.

TSE

Depois de julgado pelo TRE-Ba, o Processo Eleitoral que trata sobre a eleição de Cansanção em 2008 foi transferido para o TSE, que acatou denúncia da coligação liderada por Ranulfo Gomes.  

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo