A chegada da indústria irá agregar valor à produção, criando novos postos de trabalho e gerando renda e riquezas. O convênio de cooperação técnica e financeira para a implantação da fábrica foi assinado entre a Secretaria da Agricultura (Seagri) e a Cooperativa dos Produtores de Cebola de Sento Sé. A indústria vai produzir pasta, cebola picada e em conserva.
A unidade será construída em terreno de dois mil metros quadrados doado pela prefeitura local à cooperativa. Segundo o secretário de Agricultura, Edurdo Salles, a Bahia é o segundo maior produtor nacional de cebola, perdendo apenas para Santa Catarina.
“Cerca de 80% da nossa produção se concentra em cinco municípios da região do São Francisco. Somos grandes produtores e não tínhamos uma indústria de processamento. Mas, agora, estamos mudando esta realidade, com a implantação desta indústria, que terá gerenciamento profissionalizado e vai impulsionar o desenvolvimento do município”, revela Salles.
A unidade industrial de processamento de cebolas vai produzir pasta de cebola com e sem sal e terá capacidade inicial para processamento de quatro toneladas por dia de cebola.