Há uma grande preocupação dos organizadores por causa da segurança, que será reforçada em função do pleito, mas terá prioridade neste período. Contudo, a Romaria já começa a preocupar mais ainda os aliados da ex-ministra Dilma Rousseff, candidata do PT à Presidência da República, com a possibilidade de alta abstenção dos nordestinos nas urnas no dia 31.
Segundo as pesquisas, a petista está praticamente empatada na disputa pelo Palácio do Planalto com o candidato tucano, José Serra, mas, no Nordeste, ela mantém uma frente média de 30 pontos percentuais sobre o seu adversário. Como é desta região que partem a maioria dos romeiros para Juazeiro do Norte, Dilma poderá sofrer perdas significativas sobre os eleitores.
Além de coincidir com a disputa para presidente, haverá decisão para governador nos Estados de Alagoas, Paraíba e Piauí, todos localizados na região Nordeste. Com a eleição definida no primeiro turno, Pernambuco e o próprio Ceará, onde fica Juazeiro do Norte, também atraem milhares de fieis à Romaria de Finados.
Consciente da situação, o PT já procura orientar os cidadãos nordestinos sobre a importância do voto no dia 31, como prega o atual debate religioso, manda preces ao “milagreiro” Padre Cícero.
Por Evandro Matos – do Bahia Notícias