Mas, nem sempre temos condições de gelá-la adequadamente. Na maioria das vezes porque acabamos de comprá-la no supermercado e imediatamente já “temos” que consumi-la. Outras vezes porque falta espaço na geladeira para deixarmos de um dia para o outro e não adianta nada deixarmos só um pouco na geladeira, não vai gelar mesmo.
Normalmente então, o que fazemos? Colocamos num balde com gelo, esperamos dar uma “geladinha” e acabamos por tomá-la quente mesmo, pois essa “geladinha” demora mais que uma hora.
Entretanto, em um e-mail enviado por minha filha, achei a solução definitiva para esse problema. Achei uma solução simples, barata, eficiente e instantânea para gelar cervejas.
Vou passar a “receita” para todos usufruírem também.
Ingredientes
Via de regra, tudo o que precisamos já temos, ou seja, um balde (ou qualquer recipiente semelhante), gelo, sal, álcool líquido e lógico a cerveja.
Modo de Fazer
É muito simples:
Primeiro faça camadas de gelo e cerveja dentro do balde. Em seguida espalhe um punhado de sal sobre a cerveja (se tiver muita cerveja, dois punhados).
Por fim, jogue álcool por cima de tudo isso. A quantidade de álcool depende da quantidade de cerveja e de gelo (para uma dúzia de latinhas, menos de meio litro).
Misture um pouco. Se der para tampar e o recipiente for térmico melhor ainda.
Em menos de três minutos as cervejas estarão geladíssimas. Você vai se surpreender.
Muito cuidado ao fazer isso. Faça longe da churrasqueira. Os fumantes devem ficar longe também. Para quem não sabe, álcool pega fogo.
Quais as razões da cerveja gelar mais rápido?
É lógico que vou ter que dar a explicação físico-química para tudo isso, não é? Pois bem, lá vai:
O processo de fusão do gelo (derretimento) é endotérmico (absorve calor do meio). O gelo para derreter tira calor das latinhas (gela as latinhas).
A água na fase líquida é melhor condutora de calor (a latinha vai gelar mais rápido).
O ponto de fusão do gelo é 0ºC (nessa temperatura o gelo vai ficando líquido)
Quando colocamos sal (fazemos uma salmoura), o ponto de fusão dessa mistura fica menor do que 0ºC (vira -2ºC, -4ºC. Pode chegar até a -19ºC).
Dessa maneira, teremos um líquido (melhor condutor de calor) a uma temperatura negativa (bem mais gelada).
O sal funciona como um elemento que faz o gelo derreter muito mais rápido, com uma velocidade de retirar energia do sistema (no caso da cerveja) também muito aumentada.
O álcool tem a mesma função do sal (uma solução de álcool e água tem um ponto de congelamento muito abaixo de zero). O álcool evapora mais rápido, e serve como reforço na “retirada” da energia térmica da cerveja, aumentando ainda mais a velocidade, ou melhor, diminuindo ainda mais o tempo para que nossa cerveja fique geladíssima.
Beba com moderação e se for dirigir não beba.