Preocupado com as perdas da receitas municipais, o presidente da UPB, Roberto Maia, convocou uma reunião para o dia 04 de novembro com os prefeitos dos municípios que apontam a redução de habitantes, para orientar quais as medidas legais que podem ser adotadas para rever a situação.
Os municípios que perderam habitantes terão suas receitas reduzidas, principalmente o Fundo de Participação do Município (FPM), repasse que é a maior fonte de renda da maioria das cidades baianas. A quantidade de habitantes também é critério para repasse de outras receitas.
A UPB alerta aos gestores municipais que contribuam com o instituto de pesquisa na coleta dos dados para evitar mais perdas. Muitos recenseadores do órgão estão encontrando dificuldades com alguns domicílios fechados.
Orientações do IBGE para coleta:
A população pode procurar os postos de coletas na cidade e apresentar o endereço da residência para que o agente visite.
As pessoas que ainda não foram contadas podem ligar para o IBGE e agendar a visita de um recenseador através dos contatos: 0800 721 8181
As informações sobre o Censo, quantidade de domicílios e pessoas estão disponíveis no site: http://www.ibge.org.br
No dia 04 de novembro, o IBGE publicará uma amostragem parcial do Censo 2010, no Diário Oficial da União.
Ascom/UPB