Política & Economia

Globo aposta em novo formato e Dilma e Serra serão sabatinados

No ultimo e provavelmente mais assistido debate da eleição deste ano, que será realizado na noite desta sexta-feira pela TV Globo, os presidenciáveis Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) perderam a chance de lançar perguntas um ao outro.

Em vez disso, serão sabatinados por um grupo de 80 eleitores indecisos.

Os participantes, selecionados pelo Ibope a pedido da emissora, foram trazidos de vários Estados. Todos foram orientados a elaborar perguntas que esperam ver respondidas pelos dois candidatos, sobre temas como saúde, educação, meio ambiente, políticas sociais, previdência, investimento em infraestrutura, política econômica, agricultura, saneamento, política externa, corrupção, transportes, desemprego, segurança, habitação, funcionalismo público, impostos, legislação trabalhista e energia.

Com a mudança do modelo, Dilma e Serra terão apenas as réplicas e tréplicas para dirigir críticas e questionamentos ao adversário. Sem contar que ambos passarão o debate cercados pelos eleitores indecisos – o cenário que será montado pela Globo terá forma de arena.

Ontem, as campanhas de Serra e Dilma já discutiam internamente os detalhes da estratégia a ser seguida no confronto. Da última vez em que estiveram juntos no estúdio da emissora, no encerramento do primeiro turno, ambos optaram pelo tom mais cauteloso. Evitaram o confronto direto, desviaram de temas como crises e escândalos de corrupção, para priorizar manifestações propositivas e discussões sobre temas programáticos.

A expectativa é de que o formato escolhido pela Globo contribua para manter assuntos propositivos em pauta, principalmente diante dos temas pré-definidos pela emissora. Em todos os debates de que participaram desde o início da campanha do segundo turno, Dilma e Serra mantiveram o tom agressivo, destacando casos como as denúncias que derrubaram a ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra e as suspeitas lançadas sobre o ex-diretor da Dersa Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto.

O debate da Globo está previsto para ter início logo após a novela Passione, por volta das 22h30. A emissora também estabeleceu regras para as consultas que os candidatos costumam fazer a assessores durante o confronto. Cada um poderá ser acompanhado no debate por 11 auxiliares, mas só três deles terão acesso ao candidato no estúdio, durante o confronto.

Informações do Último Segundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo