Meio Ambiente

Ceará: Estado decreta emergência em quase 100 municípios por causa da seca

No documento publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), é citada a influência do fenômeno “El nino” causando irregularidades significativas na quantidade e na distribuição temporal e espacial das chuvas no estado do Ceará.

Como consequência é apontado sério comprometimento no armazenamento de água. No texto são destacados os problemas causados no abastecimento para o consumo humano e animal, que vem ocasionando a perda de safra em diversas localidades, contribuindo para intensificar dificuldades econômicas, a exemplo do desemprego e da pobreza, provocando conflitos sociais e migrações.

A medida tem validade de 90 dias, podendo ser prorrogada até completar 180. Entre os 79 municípios que tiveram decretada a situação de emergência estão Acarape, Acaraú, Alcântaras, Altaneira, Aracoiaba, Aratuba, Baturité, Cariri-Açu, Cariús, Crato, Farias Brito, General Sampaio, Icó, Iguatu, Ipaporanga, Ipu, Ipueiras, Itapipoca, Maranguape, Missão Velha, Mulungu, Nova Russas, Orós, Senador Pompeu, Senador Sá, Sobral, Varjota e Viçosa.

Informações de O Povo online.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo