Política & Economia

‘Mala preta’ causa polêmica na Câmera de Vereadores de Feira de Santana

Na manhã desta quarta-feira (10), os vereadores discutiram a relação de um vereador – candidato à presidência da Casa – com algum deputado ou empresário, denúncia feita pelo líder do governo, Ewerton Carneiro (PTN), o qual disse na tribuna que vai repetir na íntegra tudo o que revelou sobre o caso para a Corregedoria da Casa, mas negou-se a falar com a imprensa.

O presidente Carlito do Peixe (DEM) disse ter sentido um choque quando soube da notícia. “Fiquei chateado, fui à tribuna da Casa e disse que duas vezes como presidente nunca houve isso. Uma denúncia como essa, se é que é uma denúncia, precisa ser apurada. O que ele disser na Corregedoria será lido aqui para todos tomarem conhecimento”, declarou.

De acordo com o corregedor da Câmara, o vereador Roque Pereira (PTdoB), a presidência já solicitou a instalação de um inquérito. “Irei notificar o vereador Tom hoje à tarde e requerer o material divulgado na imprensa. Se ele estiver correto, vamos punir o vereador que está envolvido no caso. Irei apurar com rigor! Até a semana que vem, a imprensa terá uma posição dos fatos. Se Tom provar quem foi, não será punido; caso contrário, irá responder pela irresponsabilidade na divulgação da informação, fazendo uma retratação pública”, salientou.

O vereador Roberto Tourinho (PSB) declarou que considera a denuncia grave, pois diz respeito a 17 vereadores, já que a nota divulgada na imprensa isenta os vereadores de oposição. “Isso é interesse do Governo Municipal. Esse episódio precisa ser apurado até porque está chegando a eleição da presidência da Câmara”, declarou. Roque Pereira discordou do discurso do colega dizendo que o interesse não é do Executivo e sim, da Câmara Municipal, pois todos os 21 vereadores votam.

O vereador David Neto (PMN) considera que o caso serve de advertência para que os vereadores saibam escolher o sucessor de Carlito do Peixe. “O presidente tem que ter intimidade com a Casa, conhecer a tramitação, para não ocorrer problemas como esse. Temos que colocar um gestor que saiba administrar essa Casa e tenha responsabilidade”, afirmou. E mandou um recado para o prefeito Tarcízio Pimenta: “Tenha cuidado ao indicar um presidente para esta Casa”.

Até agora, os vereadores Ewerton Carneiro (PTN), Ribeiro (DEM) e Ronny (PMN) confirmaram suas candidaturas ao cargo, mas há vereadores que estão a disposição dos grupos políticos.

OAB acompanha caso da “Mala Preta”

Procurado, o presidente da OAB de Feira de Santana,  Osvaldo Coelho Torres Neto, disse que a denúncia de “mala preta” na sucessão presidencial da Câmara de Vereadores é grave e que a OAB está acompanhando os desdobramentos do caso.

Segundo ele, a Casa da Cidadania, através da própria Corregedoria, deve abrir um inquérito para apurar as denúncias. Em caso de confirmação, os vereadores envolvidos além de sofrerem processo de impeachment também podem responder na esfera civil e criminal.

Ainda segundo o advogado, se houver fortes registros da compra de votos antes mesmo da finalização do inquérito administrativo, o Ministério Público já pode atuar sobre o caso.

As informações são do Blog da Feira

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo