A solenidade de apresentação e entrega das aeronaves aconteceu no hangar Aero Centro, localizada no aeroporto da Associação Barreirense de Aeromodelismo (ABA), estrada do Barrocão.
Na oportunidade, Julio Cesar Busatto, presidente da ABA, falou um pouco da entidade e dos avanços conquistados. “Numa primeira etapa conseguimos georeferenciar toda a área onde está localizado o aeroporto. Nosso próximo passo será aumentar, recapear e iluminar a pista.
Com isto, pretendemos homologar o aeródromo junto a Anac, para que possamos disponibilizar em Barreiras cursos de formação de novos pilotos”, disse Busatto, informando que o aeroporto da ABA é o quinto no Brasil e o primeiro no Norte/Nordeste em pouso e decolagem de aeronaves de pequeno porte.
Ainda em seu pronunciamento, Julio Busatto disse com orgulho que o melhor modelo RV do Brasil é o montado pela Aero Centro Aeronaves no Hangar da ABA.
Cleber Rangel, presidente da Aero Centro Aeronaves, agradeceu a presença de todos e falou da emoção que sentia naquele momento. “Quero compartilhar com todos os amigos aqui presentes. Esse sonho só foi possível realizar devido ao esforço conjunto de todos os funcionários da empresa. Todos eles têm consciência de que na aviação só se aceita a perfeição, que requer um total senso de responsabilidade”, falou o empresário.
O presidente do Aero Centro comentou também que no início a empresa tinha por meta montar 20 aeronaves por ano, mas após várias viagens pelo Brasil descobriu uma demanda por aviões de pequeno porte, mas com tecnologia de ponta.
“Baseado nessas informações decidimos fabricar apenas nove aeronaves/ano, mas todas equipadas com instrumentos tecnológicos que permitam realizar voos noturnos e que tenham uma maior autonomia de voo”, completou Rangel.
Outro diferencial que o empresário aposta para lançar suas aeronaves no mercado nacional, são as modificações que fez no projeto original. “Fizemos 28 pequenas modificações, entre elas três evoluções básicas: aumentar a autonomia de voo de quatro para seis horas, mudanças do manche e tratamento acústico para redução de ruídos”, concluiu o empresário, enfatizando que as aeronaves produzidas em Barreiras têm um preço 50% mais barato que os similares disponibilizados no mercado nacional.
Empresário ligado ao agronegócio, Lauro Lusa foi o comprador da primeira aeronave montada pelo Aero Centro e relatou que estava extremamente feliz pelo sucesso do empresário e amigo Rangel.
Informações do Jornal Nova Fronteira