Educação & Cultura

Eventos em Caetité abordam história e cinema

Os eventos, organizados pelo colegiado do curso de História com apoio do Núcleo de Pesquisa e Extensão (Nupe) do campus, acontecem no auditório do DCH. As inscrições estão sendo feitas pelo site www.historiavi.uneb.br/v/index.php/comunicacoes, até o dia 24 de novembro. A taxa varia entre R$ 5 e R$ 20.

O encontro tem como público-alvo estudantes de graduação e pós-graduação em história e áreas afins, além de professores da educação básica. A programação prevê a realização de mesas-redondas, minicursos, sessões de comunicação e apresentação de trabalhos.

“Nesta edição, o objetivo é discutir o campo de atuação do historiador, as características de seu ofício e avaliar as interfaces da pesquisa histórica com outras áreas do conhecimento”, ressalta o professor Jairo Carvalho, um dos organizadores do evento.

A conferência de abertura do evento será proferida pelo professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Carlos Zacarias, que também lançará os livros de sua autoria Os impasses da estratégia: os comunistas, o antifascismo e a revolução burguesa no Brasil:1936-1948 e O Estado Novo: as múltiplas faces de uma experiência autoritária (de coautoria do professor Paulo Santos Silva).

A programação conta ainda com a apresentação musical da dupla Paulo Marcos e Casé Ministro, da Massume e Banda, de rodas de capoeira e peças teatrais.

Outros pesquisadores também participam do encontro, a exemplo de Maria de Fátima Sena e Lina Aras, da Ufba, Charles Santana e Erivaldo Neves, ambos da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), José Almeida, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), e Sérgio Guerra Filho, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Ufrb).

Cine debate

O XI Cine debate vai exibir filmes, seguidos de debates, com a participação de professores da UNEB e pesquisadores convidados.

No dia 24, entra em cena o filme A negação do Brasil (2000), com direção de Joel Zita Araújo. No dia 25, a película em discussão será Checolution (2008), com direção de Luiz Lopes e Trisha Ziff. Por fim, no dia 26, será a vez do filme Besouro (2009), dirigido por João Daniel Tikhomiroff.

De acordo com Jairo Carvalho, que também coordena essa atividade, os participantes receberão certificados. Informações: Colegiado de História/Campus VI – tel. (77) 3454-2021.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo