O encontro teve como objetivo principal discutir a pauta de prioridades dos parlamentares pedetistas em 2011 e o espaço do partido no governo da presidente eleita Dilma Rousseff (PT).
O presidente do diretório da Bahia, Alexandre Brust, foi o primeiro a falar. Ao fazer um balanço das eleições deste ano, quando o partido teve o melhor desempenho de voto de legenda no País e elegeu quatro deputados federais, cinco estaduais e um suplente de senador, Brust foi bastante aplaudido e cumprimentado.
A movimentação dos pedetistas em Brasília começou desde a quinta-feira (18), quando, às 17h, com a presença do presidente Lula, houve a inauguração do Centro de Referência do Trabalhador Leonel Brizola.
À noite, aconteceu um jantar num restaurante da capital federal entre a bancada federal do partido e o ministro Carlos Lupi, quando, por unanimidade, foi manifestado o apoio à continuidade de Lupi à frente do Ministério do Trabalho.
Na reunião do Diretório Nacional, que contou com a participação de dois terços dos seus membros, foi ratificado o apoio ao ministro, que também é presidente nacional licenciado do PDT.
Como a legenda busca ampliar o seu espaço no futuro governo, foram sugeridos também os nomes dos candidatos derrotados aos governos do Paraná, senador Osmar Dias, e Alagoas, Ronaldo Lessa, caso os brizolistas consigam ocupar mais um ministério.
Por Evandro Matos