Economia

Vitória da Conquista pode se transformar numa metrópole regional

Os vereadores Joel Fernandes (PTN), Beto Gonçalves (PV), Néu do Gás (PSB) e Hermínio Oliveira (PDT), buscam parceria para um estudo científico de viabilidade por parte dos técnicos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Sendo a terceira maior cidade do estado e também do interior do Nordeste, Vitória da Conquista possui uma estrutura compatível com a sua população. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município tem mais de 315 mil habitantes e um dos PIBs que mais crescem no interior nordestino.

O município da região Sudoeste é uma espécie de capital regional de uma área que abrange aproximadamente 70 municípios na Bahia, além de 16 cidades do norte de Minas Gerais.

Uma região metropolitana é estabelecida por legislação estadual e constituída por agrupamentos de municípios limítrofes, com o objetivo de integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum.

Na reunião foi sugerida a realização de um seminário para discutir com diferentes setores da sociedade a proposta da Câmara de Vereadores, com base nos levantamentos técnicos desenvolvidos pela Uesb. O seminário deve acontecer no primeiro semestre do próximo ano.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo