Política & Economia

Eleitores de Cansanção e Iramaia elegem novos prefeitos neste domingo

Os dois pleitos atendem decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), encaminhados pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Em Cansanção, a nova eleição foi marcada em razão do indeferimento do registro da candidatura de Jarbas Pereira Andrade, que substituiu Ari de Almerindo às pressas, em 2008, mas houve irregularidades na ata da convenção.

A oposição deu entrada em recurso pedindo a anulação da convenção na Justiça, que passou um bom tempo no TRE-BA, mas, depois, o processo seguiu para Brasília. No julgamento, o TSE acatou a denúncia da oposição e marcou uma nova eleição.

Com Jarbas Andrade impossibilitado de disputar o novo pleito, a situação lançou o nome de Rivaldo de Souza Pereira, o Riso de Almerindo (DEM), irmão do ex-prefeito Ari de Almerindo, ex-presidente da Câmara e atual gestor do município. A oposição repetiu o seu candidato: o empresário Ranulfo Gomes (PMDB).

O clima é tenso no município. Denúncias de parte a parte marcavam o ambiente pré-eleitoral. Na sexta-feira à noite o vereador José Barbosa Ribeiro, o “Zé do Cirilo” (PT), foi preso, acusado de compra de voto.

Iramaia e Saubara

 

Em Iramaia, quase 10 mil eleitores também escolhem um novo prefeito neste domingo. A nova eleição foi marcada em razão de a Justiça ter cassado o mandato do prefeito José Rodrigues de Carvalho Júnior (eleito em 2008) por abuso de poder econômico e político.

Em Saubara também haveria uma eleição suplementar neste domingo, mas foi suspensa depois que o TSE anulou a cassação do mandato do prefeito Antônio José S. Jambeiro. Neste município a população vivia uma grande expectativa, sem saber se haveria ou não um novo pleito.

Da redação – Foto: Evandro Matos/Interior da Bahia

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo